Tempo
|
A+ / A-

Revista de Imprensa

Grupo de Visegrado define estratégia securitária para a Europa

08 set, 2016 - 11:41 • André Rodrigues

Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia prometem não facilitar a vida à Comissão Europeia na cimeira informal de Bratislava, na próxima semana.

A+ / A-
Revista de imprensa europeia (08/09/2016)

Estamos a pouco mais de uma semana da cimeira informal de Bratislava e o jornal Público escreve que “os quatro países do grupo de Visegrado já têm estratégia de bloco” para o encontro de dia 16.

Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia prometem não facilitar a vida à Comissão Europeia, designadamente em matéria de imigração e direitos humanos.

Aliás, o Público cita o primeiro-ministro da Hungria: Viktor Orban: “O Brexit oferece a oportunidade de corrigir os erros de uma União Europeia rica mas fraca."

A preparação de Bratislava passa amanhã por Atenas e o primeiro-ministro António Costa vai lá estar. O Jornal de Negócios faz essa nota de agenda e lembra que a reunião de estados do Sul da União Europeia conta ainda com os chefes de governo de Itália, Malta, Chipre e França.

O Negócios acrescenta que a Espanha também recebeu o convite de Alexis Tsipras, mas a resposta de Moncloa reflecte os constrangimentos de um governo em gestão. A agenda internacional de Mariano Rajoy “limita-se a cimeiras imprescindíveis”, pode ler-se no Jornal de Negócios, que fala também da expectativa em torno da reunião do Banco Central Europeu desta quinta-feira. “BCE sob pressão para mudar as regras do jogo”, lê-se. Sem alteração de regras, a compra de activos está perto de atingir os limites. Não só de dívida portuguesa, mas também de outros países.

A revista Sábado diz qu e "Bruxelas queria privatização aprcial da Caixa no plano de recapitalização". De acordo com a revista, que sai às quintas-feiras, a Comissão Europeia defendeu a entrada de privados no capital do banco do Estado como forma de garantir uma recapitalização em condições de mercado.

Regresso às páginas do Público, onde se lê que "é a pergunta que faz mover a campanha do referendo da Hungria” sobre a distribuição de refugiados pela União Europeia?

O jornal Público explica que, a menos de um mês da consulta popular, há duas perguntas que estão a dominar a campanha que conta com o alto patrocínio do primeiro-ministro Viktor Orban. Num dos cartazes pode ler-se “Sabia que, desde o princípio da crise migratória, já morreram mais de 300 pessoas em ataques terroristas na Europa?” e noutro “Sabia que Bruxelas pretende deportar o equivalente a uma cidade de imigrantes para a Hungria?”

A favor da integração dos refugiados, o Partido Húngaro do Cão com Duas Caudas satiriza os argumentos do governo e deixa esta pergunta: “Sabia que, em média, um cidadão húngaro avista mais ovnis na sua vida do que migrantes?”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+