Tempo
|
A+ / A-

Directores de escola dizem "não" aos três períodos e pedem dois semestres

06 set, 2016 - 09:49

Maioria dos directores dos agrupamentos escolares quer mudanças no calendário escolar.

A+ / A-

Mais de metade dos directores dos agrupamentos escolares (54,1%) concorda que o calendário escolar passe para apenas dois semestres.

A conclusão sai do inquérito sobre “O que pensam os directores e os presidentes de Conselhos Gerais sobre questões pertinentes da escola portuguesa”, realizado em Julho, através da plataforma de formulários Google, junto de um universo de 312 directores e presidentes de escolas.

O inquérito, a que a Lusa teve acesso, indica que 54,1% dos directores de agrupamentos escolares inquiridos concorda com apenas dois semestres de calendário escolar, em vez dos tradicionais três períodos lectivos.

Dos presidentes de Conselhos Gerais inquiridos, apenas 32,8% concorda com essa opção de dois semestres, mas, no entanto, considerável quantidade de presidentes inquiridos (41,2%) defendem a necessidade de uma "revisão do calendário escolar".

Os momentos de avaliação actualmente em Portugal são três, tal como o número de períodos lectivos.

Os três períodos são “desiguais na sua duração”, sendo os dois primeiros quase semelhantes e o terceiro demasiado curto, na perspectiva do presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, apontando o feriado da Páscoa, por ser móvel, como o “grande constrangimento” da actual situação.

“Todos os professores se queixam da pequenez do terceiro período lectivo, que não dá para nada, a par dos feriados e da realização dos exames do 4.º e 6.º anos em tempo lectivo, encurtando-o ainda mais”, conta Filinto Lima, reconhecendo que a proposta passa pela criação de dois períodos lectivos, semestrais, com o mesmo número de dias e dois momentos de avaliação”.

Para o presidente da ADAEP, devem, todavia, manter-se as pausas do Natal, Carnaval e Páscoa.

“Muitos alunos, sabendo que não têm tempo para recuperar no último período, abandonam a escola ou comportam-se de forma leviana, perturbando as escolas e o seu ambiente”, lamenta ainda o professor Filinto Lima, reiterando que os períodos lectivos escolares devem ser “equilibrados, com o mesmo número de dias, e, por isso, defende “períodos semestrais”.

O presidente da ADAEP defende uma “discussão alargada” e com “tempo para pensar na semestralidade”, mas é defensor dos dois períodos de avaliação, à semelhança do que acontece nas universidades.

Contra a municipalização

A maioria dos directores de agrupamentos escolares (89,0%) e presidentes de Conselhos Gerais (86,3%) rejeita o actual processo de municipalização escolar, revela também o mesmo inquérito, da autoria do docente Alexandre Henriques.

O modelo de gestão, a municipalização escolar, a autonomia escolar e o calendário escolar, são questões “muito importantes” e o estudo mostra que os principais membros da comunidade escolar - directores de agrupamentos e presidentes de Conselhos Gerais – “não estão de acordo com o rumo que está a ser seguido”, lê-se na conclusão do inquérito.

Outra das conclusões do estudo revela que os resultados escolares e as questões disciplinares continuam a ser o “principal motivo de preocupação de directores de e presidentes, com as questões disciplinares a surgirem no “topo das preocupações”.

Os dados revelam também que apenas 8,3% de directores e presidentes de Conselhos Gerais sentem o seu trabalho ”reconhecido” e ou “valorizado” pelo Ministério da Educação, valores que “deviam envergonhar e fazer refletir profundamente os visados”, refere o autor do estudo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    07 set, 2016 ali 02:29
    nunca percebi porque lhes chamam semestres se não têm 6 meses! se assim fosse não haveriaqm férias!o ano só tem 12 meses!
  • 06 set, 2016 11:23
    CONCORDO TOTALMENTE! Há períodos curtissimos... e as interrpções são injustificáveis...as avaliações desadequadas! Mudanças têm que ser benéficas para os alunos e não para os professores!

Destaques V+