Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Director denunciou "calamidade" no Museu de Arte Antiga. Governo está "perplexo"

03 set, 2016 - 14:22

​Ministro da Cultura diz que vai decidir o futuro do director após regresso do Brasil.

A+ / A-

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, está "perplexo" com a atitude do director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimente, que falou de uma "calamidade" naquela instituição, e informou que qualquer decisão só será tomada após a visita ao Brasil.

"Estou um pouco perplexo com a atitude do senhor director [do MNAA]", declarou à agência Lusa o ministro da Cultura, referindo que António Filipe Pimentel já foi convocado para uma reunião para que "esclareça" as declarações que fez no decurso de uma reunião promovida pelo CDS-PP.

O director do MNAA, em Lisboa, falou na sexta-feira em Peniche , no evento da Escola de Quadros do CDS-PP, onde alertou que poderia haver uma calamidade no museu, referindo-se à falta de recursos humanos.

"Não entendo que o senhor director do Museu Nacional de Arte Antiga, sem me dar qualquer conhecimento e tendo reunido comigo na semana passada, venha dar alarme até na comunicação social e dar alarme público, porque não se pode dizer que uma casa não está segura, é quase que o convite ao assalto", declarou à Lusa o ministro da Cultura, à margem de uma visita que realizou esta manhã à Cooperativa de Actividades Artísticas Arvore, no Porto.

Questionado pela Lusa sobre se ia haver um afastamento do director do Museu Nacional de Arte Antiga, o ministro da Cultura disse que "para já não".

"Até voltar do Brasil não haverá nada", informou Luís Filipe Castro Mendes, que vai realizar uma visita oficial ao Brasil, entre domingo e quinta-feira, para vários encontros com agentes culturais, e responsáveis ligados ao ensino e divulgação da língua portuguesa no país.

O ministro da Cultura também adiantou que era "prematuro" estar hoje a falar do projeto piloto que estava previsto avançar no Museu Nacional de Arte Antiga para testar um novo modelo de gestão das entidades culturais.

"É prematuro falar no projecto piloto", disse Luís Filipe Castro Mendes, que em Julho passado havia declarado no Parlamento que o MNAA, em Lisboa, ia testar um novo modelo de gestão das entidades culturais e que hoje mesmo voltou a dizer que o seu ministério tem trabalhado sobre a gestão dos museus, considerando o MNAA "um exemplo interessante, uma espécie de piloto".

O ministro da Cultura disse que lhe parecia "justificado" o senhor director do MNAA ter vindo fazer declarações no decurso de uma reunião promovida pelo CDS-PP de um certo "alarmismo".

"Tenho com o senhor director do Museu nacional de Arte Antiga uma boa relação de trabalho. Temos discutido muito, tenho ido muito ao Museu Nacional de Arte Antiga e conheço os problemas do MNAA, como conheço os problemas de todos os museus do país. Todos os museus nacionais têm problemas, têm falhas, têm carências que nós estamos a procurar responder através de um esforço solidário", explicou.

Luís Filipe Castro Mendes recordou, esta manhã no Porto, que tem tido "despachos" com o director do MNAA e, por isso mesmo, diz não "compreender" que se venha queixar "em reuniões partidárias" de assuntos que sempre tratou com transparência.

"Tanta transparência que tenho levado o assunto ao Parlamento e não me coíbo de falar do assunto", assumiu, reconhecendo que tanto o MNAA, como todos os museus do País tem "problemas", "têm falhas" e "têm carências" a que se está a tentar responder através de um "esforço solidário".

Luís Filipe Mendes Castro adiantou que até ao seu regresso do Brasil não haveria "mais nada previsto" sobre o assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre
    08 set, 2016 Lisboa 12:06
    Um país entregue à bicharada. Punham os Painéis de Sao Vicente a salvo antes de mais, pois como as coisas estao...
  • Otário cá da quinta
    03 set, 2016 Coimbra 19:50
    Este sr. (com letra MIUDINHA ), não tem o menor respeito por quem lhe paga, porque em lado nenhum, seja Estado ou Emp.Privada, qualquer empregado está sujeito, E DEVE, ser despedido com JUSTA CAUSA, por um caso destes. .Era o que mais faltava, qualquer empregado, seja ele director, porteiro, mulher da limpeza, etc., divulgar sem consentimento de quem lhe paga o que se passa na EMPRESA. RUA E JÁ. Seja ele de direita ou de esquerda, porque isto está a tornar-se uma república das bananas, se já o não é.
  • ao artur carvalho
    03 set, 2016 lx 19:37
    Não é militante CDS?...
  • rua com ele
    03 set, 2016 lx 19:34
    Estes que andam pelas universidades de verão formatando jovens para a politiquice aproveitam para lançar farpas para arrajarem protagonismo. Este caso como alto dirigente da administração publica deveria saber comportar-se como tal! Pelos vistos deve ser um cromo dos CDSs fazendo politica rasteira!
  • Fernando Antunes
    03 set, 2016 16:58
    "O director do MNAA, em Lisboa, falou na sexta-feira em Peniche , no evento da Escola de Quadros do CDS-PP, onde alertou que poderia haver uma calamidade no museu, referindo-se à falta de recursos humanos. " Este senhor, tendo tido uma reunião nas vésperas com o Ministro da tutela, não passa de um ratinho que se quer mostrar junto dos seus "senhores"... Por vezes queremos acreditar em pessoas isentas, mas não há!
  • Fernando Alves
    03 set, 2016 Avanca 16:33
    Sr. João Semana, obviamente poderá ter toda a razão, mas é preciso acreditar no sr. Ministro da Cultura que diz nada saber. Já ando há muitos anos nisto e já vi muita gente argumentar que de nada sabe... mas apenas quando lhe convém! Mas claro que é difícil ter uma posição pois não participei em tais reuniões.
  • joao semana
    03 set, 2016 Porto 16:28
    Caro Sr. Artur Carvalho. Seja de esquerda ou de direita, este director auto saneou-se. O Sr. admitiria que um seu subordinado viesse para os jornais dizer mal das condições da sua empresa sem lhe dizer nada a si ? Estas coisas tratam-se por dentro. Quem não serve para a administração publica sai e este senhor escolheu a forma errada de sair...Enfim pequeno país pequenas pessoas
  • José Augusto Rangel
    03 set, 2016 Lisboa 15:22
    Pelo que foi noticiado, penso que o director deve de ir com os patins ... com certeza ao fazer isso da maneira que o fez, já deve ter tacho garantido, pois senão estava a colaborar par resolver pretensas falhas.
  • artur carvalho
    03 set, 2016 Lisboa 15:18
    Mais um saneamento mas agora sem bofetadas deste Ministro desconhecido e pouco democrata...Mas viva a liberdade de expressão dos kamaradas.Fosse antes da geringonça e era pedida a cabeça do Ministro.Enfim, como diz o poeta, mudam-se as gentes mudam-se as opiniões...

Destaques V+