Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de 7.1 ao largo da Nova Zelândia motiva alerta de tsunami

01 set, 2016 - 18:02

O terramoto acordou a população de Auckland esta manhã, o que é extremamente raro, se não inédito.

A+ / A-

Um sismo com magnitude de 7.1 na escala de Richter fez-se sentir ao largo da costa da Nova Zelândia, anunciaram os serviços geológicos norte-americanos. O Ministério da Defesa Civil emitiu um alerta de tsunami. Pelo Twitter, o ministério informou que a primeira actividade do tsunami já se fez sentir: uma onda com 30 centímetros foi registada no Cabo Este.

O terramoto teve epicentro a 169 quilómetros a nordeste de Gisborne, Nova Zelândia, a uma profundidade de 30 quilómetros.

O terramoto acordou a população de Auckland esta quinta-feira de manhã, o que é extremamente raro. Nos meios de comunicação "online" do país diz-se mesmo que é inédito.

O sismo foi de tal maneira forte que também se sentiu em Wellington, com alguns relatos a chegar também de South Island.

A descrição do sismo feita pelo site “Weather Watch NZ” é de que será de longa duração e com epicentro ao largo do Cabo Este.

Segundo os meios de comunicação locais, a Protecção Civil está a recomendar aos que vivem junto à costa que se retirem do local, levem os seus rádios consigo e procurem refúgios em sítios altos.

Sheridan Gundry, responsável da Protecção Civil, informou a RNZ que foi activado um centro de gestão de emergência, e aconselhou as pessoas a abandonar o local de bicicleta, em vez de congestionar as estradas com carros.

A polícia e os bombeiros adiantam que, para já, não há registo de danos. Este sismo acontece depois de um mais pequeno, de 5.7, que atingiu esta área por volta das 10h00 (hora local) de quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • atento
    01 set, 2016 viseu 20:27
    Uma pergunta , à comunicação social, caso haja o cismo, ou uma catástrofe em portugal, alguém nos sabe dizer qual é o plano de emergência? O do ex-governo neoliberal do coelho e portas, tutelado por cavaco, todos nós conhecíamos!!! Mas não conhecemos o plano de emergência, do PS do Costa, tutelado pelo PCP, BE,Verdes, e o Partido dos Animais!!! Será que é o mesmo? Cabe-me a mim como cidadão deste país, ser esclarecido, para atuar na devida altura! E desde já peço, desculpa se os estou a incomodar...

Destaques V+