Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra da Justiça admite alterar custas judiciais

01 set, 2016 - 01:38

Francisca van Dunem deixou esta hipótese em aberto na véspera da abertura do ano judicial.

A+ / A-

A ministra da Justiça admite pensar numa nova avaliação para os valores das custas judiciais, ou seja, o dinheiro pago pelos portugueses para aceder à justiça.

No entanto, em entrevista à RTP3, Francisca van Dunem lembra que o sistema já prevê apoios para quem não as pode pagar.

“Nós temos um regulamento que é relativamente recente e que deve ter alguma vigência para se perceber quais são as consequências. Continua a existir um sistema de apoio judiciário que cobre a situação das pessoas com mais carências económicas, mas o Ministério está obviamente disponível para analisar com a Ordem dos Advogados”, disse.

O novo ano judicial arranca oficialmente esta quinta-feira com a habitual cerimónia no Supremo Tribunal de Justiça que junta as altas figuras da justiça.

As alterações ao mapa judiciário, a revisão do estatutos dos magistrados e dos oficiais de justiça e a abertura dos cursos para formar 126 magistrados são matérias que deverão marcar os discursos.

Segundo informação prestada à agência Lusa pelo Ministério da Justiça, já está pronta a ir a Conselho de Ministros a proposta da lei de organização do sistema judiciário que promete reabrir cerca de duas dezenas de tribunais, embora em modelo diferente e com menos funcionários.

O Ministério da Justiça promete reactivar os tribunais previstos, logo que seja publicada a legislação, admitindo que o único processo que poderá ser faseado é o dos desdobramentos na área de Família e Menores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    01 set, 2016 alemanha 11:33
    e assim vai a justica nesse pais muda o governo muda o ministro da justica mudam as ideias e ate as leis isso so prova que a justica em portugal anda ao sabor do governo e dos partidos que o apoiam entao fecharam se os tribunais para reduzirem a despesa porque o dinheiro era pouco e agora ja ha assim tanto que ja podem reabrir

Destaques V+