Tempo
|
A+ / A-

Marques Mendes. Há “muito boa gente” no PSD e no PS que não quer que se investigue a Caixa

01 set, 2016 - 00:22

"Há responsabilidades do chamado bloco central de interesses da gestão da Caixa", disse o antigo líder do PSD, hoje comentador televisivo, aos "alunos" da Universidade de Verão do PSD.

A+ / A-

O ex-presidente social-democrata Luís Marques Mendes considerou, na quarta-feira, que existe "muito boa gente" no PS e no PSD interessada em que não se investigue o que se passou na gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"Vai haver muito boa gente em Portugal do PS e do PSD interessado em que não se investigue nada e que não se esclareça nada, porque, evidentemente, que há responsabilidades do chamado bloco central de interesses da gestão da Caixa, sobretudo nos anos entre 2005 e 2010", afirmou o ex-líder social-democrata num jantar-conferência na Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide até domingo.

Respondendo a uma questão colocada pelos "alunos", Marques Mendes recordou que a actual situação da Caixa Geral de Depósito decorre de prejuízos criados ao banco público, sobretudo por uma dezena de operações de financiamento concedidas entre 2005 e 2010.

"Há 10, 12 operações que foram absolutamente ruinosas, porventura financiamentos que não deviam ter sido concedidos, financiamentos que não foram concedidos com garantias minimamente eficazes, porventura financiamentos concedidos a troco de favores políticos", disse, considerando que, se o Estado tem agora de meter dinheiro na Caixa, ao menos que se esclareça o que aconteceu e apure responsabilidades.

Contudo, acrescentou, apesar de, em Junho, o Governo ter decidido em Conselho de Ministros a realização de uma auditoria, até agora nada foi feito e "ninguém fala da auditoria".

"Muito boa gente de dois, três partidos vai querer que tudo seja varrido para debaixo do tapete e acho que tudo deve ser esclarecido e escrutinado", insistiu.

Ainda a propósito da reestruturação da CGD, o antigo presidente do PSD considerou que "no meio da trapalhada monumental" que foi a nomeação da administração da Caixa, ao nível executivo a equipa "é boa", assinalando que "pela primeira vez não há políticos, são profissionais" e que isso é positivo.

"Não é por ter sido designada por um Governo PS que devemos criticar", vincou.

Marques Mendes reconheceu ainda que o processo de recapitalização teve uma "parte final" que acabou por ser positiva, com o Estado a só colocar na Caixa 2,7 mil milhões de euros.

Outra coisa muito positiva, acrescentou, é que a supervisão dos grandes bancos tenha passado para o Banco Central Europeu, porque "o resultado final não teria sido o mesmo" na nomeação da nova administração.

"Somos um país demasiado pequeno em que todos se conhecem", argumentou, considerando que em Portugal "ninguém teria tido coragem" para chumbar algum dos nomes propostos pelo Governo, ao contrário do BCE que recusou oito dos 19 propostos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao eborense
    01 set, 2016 lx 23:05
    Essa lingua afiada não passa de uma lingua de trapos! Dessa boca não saem nomes dis PSDs que mais crimes financeiros praticaram a começar pelos do BPN! Os nomes da baila são para branquear esses outros da laranjada que são mais do que muitos? Eventualmentr não haverão celas suficientes em Évora para essa gentalha!
  • É isto?
    01 set, 2016 lx 22:58
    Que se formata na famigerada universidade de verão dos PSDs? É daqui que saem os futuros politiqueiros que nos envergonham?...Haja decoro!
  • fanã
    01 set, 2016 aveiro 17:40
    Será que faz parte dessa "muito boa gente" . E fácil lançar bitaites ao vento !....qualquer um sabe fazer isso !
  • Luis
    01 set, 2016 Lisboa 16:45
    Nisto o pequenote tem toda a razão. No bando do PSD e no bando do PS há muito vilão que deveria estar preso. Aos boys azuel cueca do CDS (Camaradas Do Santos) que tiveram tachinhos na CGD também deveriam ser pedidas responsabilidades por nunca terem visto e ouvido nada relativamente às malfeitorias do PSD/PS. Uns fazem as trafulhices e os outros calam-se porque amigo não empata amigo. Tudo bons rapazes.
  • Jp
    01 set, 2016 Porto 15:31
    Sem dúvida, o problema são os esqueletos que esta gente, ainda guarda a sete chaves no armário... E tudo fica impune...
  • Eborense
    01 set, 2016 Évora 13:54
    Costa, por exemplo, para não implicar os seus amigos Sócrates (nº 44) e Vara (que ainda não tem número, mas espero que venha a ter).
  • Pedro
    01 set, 2016 Rogil 12:04
    Passos e Marilu por exemplo...

Destaques V+