Tempo
|
A+ / A-

Fenprof confirma mais de 1500 professores com horário-zero

31 ago, 2016 - 23:23

"Estes professores são todos necessários às escolas”, diz o sindicato de docentes.

A+ / A-

Mais de 1.500 professores dos quadros estão em situação de horário-zero, ou seja, sem turma atribuída, de acordo com as contas feitas pela Fenprof depois de conhecidos os resultados do concurso de colocação na terça-feira.

"Feitas as contas, este ano não obtiveram colocação nesta fase 1.572 professores (isto é, mais 378 que no ano passado e mais 655 que há dois anos)", refere a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), em comunicado.

Segundo a estimativa sindical, os grupos de recrutamento -- áreas de ensino -- com mais docentes sem turma atribuída são a educação pré-escolar (508), o 1.º ciclo do ensino básico (318), Educação Visual e Tecnológica, do 2.º ciclo (274) e Educação Tecnológica, do 3.º ciclo (140).

"Estes professores são todos necessários às escolas, pois sem eles não será possível universalizar a resposta de educação pré-escolar, não haverá valorização do 1.º ciclo e não teremos uma resposta múltipla nas suas respostas, diferente da que o governo anterior tentou impor. Da equipa ministerial espera-se que, até ao início das aulas, as escolas possam contar com todos os seus professores, incluindo estes, o que significa reduzir a zero a lista de docentes que se mantém com horário-zero", lê-se no comunicado.

A Fenprof afirma ainda que entre 36.103 candidatos, 28.797 não conseguiram colocação.

"É natural que, até final do primeiro período lectivo, cerca de mais 8.000 professores sejam contratados pelas escolas. Ainda assim, 20.000 ficarão no desemprego, não podendo esquecer-se que nos últimos 5 anos, mais de 12.000 professores "desapareceram" dos concursos, o que significa que desistiram de concorrer", refere-se no comunicado, no qual se defende que a aprovação do regime especial de aposentação para os professores ajudaria também a dar resposta ao desemprego entre os contratados.

O Ministério da Educação divulgou na terça-feira as listas de colocação de professores nas escolas no âmbito do concurso de mobilidade interna e contratação inicial.

Este ano 7.306 docentes contratados conseguiram um lugar nas escolas, mais 500 do que no ano anterior, segundo a tutela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gonçalo Machado
    02 set, 2016 Cascais 12:01
    Ainda bem que contrataram mais 500 professores este ano. Como se vê, eram extremamente necessários. Não fosse algum destes 1500 ter que trabalhar ...
  • manuel
    02 set, 2016 porto 09:03
    por isso e que eles querem varrer com os privados para nao haver concorrencia
  • Luque
    01 set, 2016 Viseu 23:44
    Horário zero, mas com todos os direitos!! Eborense, o salário recebem igual!! Dr. Xisco, "trabalham" 21 hora, horário completo!!!!
  • antonio
    01 set, 2016 lisboa 21:21
    Eis o desestabilizador , que a mando do PCP, tenta dar cabo do sistema educativo em Portugal.
  • Eborense
    01 set, 2016 Évora 13:56
    Têm horário Zero, sendo professores, isso significa que não vão receber salário. Estou certo? Ou não?
  • Dr Xico
    01 set, 2016 Lisboa 11:36
    O maior e principal terror da economia em Portugal é este tipo, nunca está satisfeito com a mama, os profs ja tem 75 dias de férias em casa, 25h de trabalho semanal, chegam todos ao topo da carreira (boas reformas, parecem laides nas pastelarias cheias de oiros). vai-te Afonso
  • Fernando Correia
    01 set, 2016 Maia 10:45
    E os resultados dos destacamentos para condições específicas que nos anos anteriores têm saído entre maio e junho e este ano ficaram na gaveta? As vagas que surgirem da sua recuperação vão ser dadas a candidatos menos graduados e que foram atirados por esse país fora. É de salientar que estas vagas são de horário completo e temos professores colocados em horários incompletos. Os sindicatos nem se pronunciaram sobre isto. É lamentável que o Senhor Mário Nogueira ignore esta situação
  • antonio
    01 set, 2016 portugal 10:29
    O mafioso. Vamos continuar a pagar como se nada fosse. ninguém quer desempregados, mas manter empregos artificialmente a partir de um certo ponto é criminoso porque mais cedo ou mais tarde vai acabar por prejudicar todos. Deviam era procurar soluções. Mas governar bem não é para esta gente.
  • Zita
    01 set, 2016 Lisboa 07:31
    Então! Não estava finalmente tudo perfeito?
  • 01 set, 2016 LX 06:26
    Porreiro, pá...

Destaques V+