Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dilma. “Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar”

31 ago, 2016 - 20:52 • Carlos Calaveiras

Presidente destituída fala em injustiça e promete continuar a lutar por um Brasil melhor.

A+ / A-
Dilma: "Esta história não fica por aqui. Voltaremos"
Dilma: "Esta história não fica por aqui. Voltaremos"

A ex-Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, já reagiu à sua destituição. Garante que está inocente e que vai “recorrer em todas as instâncias possíveis”.

“É uma inequívoca eleição indirecta, em que 61 senadores substituem a vontade expressa por 54,5 milhões de votos. É uma fraude, contra a qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis”, disse.

Dilma Rousseff afirma que deixa a presidência como entrou: “Sem ter incorrido em qualquer acto ilícito; sem ter traído qualquer de meus compromissos”.

Num discurso sentido, a antiga número dois de Lula da Silva considera que este foi um “golpe contra o povo e a Nação. É misógino. É homofóbico. É racista. É a imposição da intolerância, preconceito, violência”. “O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções”.

Dilma Rousseff insiste na teoria do golpe e lembra que este “é o segundo golpe de estado” que enfrenta na vida. “O primeiro, o golpe militar, apoiado na truculência das armas, da repressão e da tortura, me atingiu quando era uma jovem militante. O segundo, o golpe parlamentar por meio de uma farsa jurídica, derruba-me do cargo para o qual fui eleita pelo povo. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe militar”.

Durante seis anos, Dilma foi a primeira mulher Presidente do Brasil. “Eu vivi a minha verdade. Dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades”.

“Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Decidiram pela interrupção do mandato de uma Presidenta que não cometeu crime de responsabilidade”, acrescenta.

Dilma promete lutar “incansavelmente para construir um Brasil melhor” e voltar à vida política. “Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano”.

A fechar, a antiga Presidente deixa um apelo a todos os brasileiros. “Não desistam da luta. Eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Sei que todos vamos lutar”.

“Falo principalmente aos brasileiros que, durante meu governo, superaram a miséria, realizaram o sonho da casa própria, começaram a receber atendimento médico, entraram na universidade e deixaram de ser invisíveis aos olhos da Nação, passando a ter direitos que sempre lhes foram negados”, acrescentou.

Dilma Rousseff é acusada de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com o objectivo de melhorar as contas públicas e por ter assinado decretos autorizando despesas que não estavam orçamentadas, sem autorização prévia do Congresso.

Na votação desta quarta-feira no Senado, 61 senadores votaram pela destituição da Presidente e 20 a favor da continuidade de Dilma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Brazuca
    02 set, 2016 Conchinchina 02:21
    Não foram só as manobras fiscais, ela enganou o povo na campanha política para vencer a reeleição, ela praticou estelionato eleitoral e por isso mereceu ser destituida, o próprio tribunal eleitoral já apurou as bandalheiras, do dinheiro roubado da Petrobrás para alimentar a sua campanha.
  • Brazuca
    02 set, 2016 Conchinchina 02:16
    Os assaltantes da Petrobrás, os bandidos do mensalão, os destruidores do BNDES que davam dinheiro para Cuba, Bolívia, Angola e outros mais, enquanto os brasileiros passavam necessidade, não se conformam de terem perdido as benesses.
  • Salazar
    01 set, 2016 Lisboa 19:16
    A verdade, para quem não conhece a sociedade Brasileira. https://www.youtube.com/watch?v=CFBM-7pohrE
  • Maria Soares
    01 set, 2016 Cascais 14:55
    Coitadinha!" Já devia ter sido destituída há mais tempo.Agora chegou ao fim o seu reinado e que não foi nada brilhante.Deixou o Brasil na falência.Tal como Sócrates cá.A escola dela era a de Lula e Lula não era a de Sócrates ?ou Sócrates é que era o bom aluno de Lula.
  • Zé Brasileiro
    01 set, 2016 Braga 07:38
    A única coisa que eu admiro na gente de esquerda é que tem cá um paleio , uma conversa ...
  • Maria
    31 ago, 2016 Sever do Vouga 21:16
    Quem corta as reformas aos idosos é inocente?

Destaques V+