Tempo
|
A+ / A-

Dilma já não é Presidente do Brasil

31 ago, 2016 - 17:36

Primeira mulher a comandar os destinos do país destituída pelo Senado.

A+ / A-
Canta-se o hino do Brasil no Senado. Dilma já não é Presidente
Canta-se o hino do Brasil no Senado. Dilma já não é Presidente

Veja também:


Dilma Rousseff foi definitivamente afastada da Presidência do Brasil. O Senado aprovou esta quarta-feira a destituição da primeira mulher a comandar os destinos do país.

O “impeachment” recebeu 61 votos a favor e 20 votos contra depois de nove meses de impasse político, anunciou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowsky.

Para evitar a destituição, Dilma precisava de garantir o apoio de 24 senadores.

Quando o resultado da votação foi divulgado no placard electrónico do Senado os congressistas cantaram o hino brasileiro.

Dilma Rousseff foi condenada por ter assinado três decretos de créditos suplementares em 2015 sem autorização do Congresso e por ter usado dinheiro de bancos públicos em programas do Tesouro, realizando manobras contabilísticas, as popularmente chamadas "pedaladas fiscais".

Na sua defesa perante os senadores, na segunda-feira, Dilma recusou os crimes de que foi acusada, reafirmou que está a ser vítima de um golpe e disse temer “a morte da democracia”.

Dilma: "Este ferimento será muito difícil de ser curado"
Dilma: "Este ferimento será muito difícil de ser curado"

Dilma não foi afastada de cargos públicos

Apesar da destituição de Presidente, os senadores decidiram não afastar Dilma Rousseff de cargos públicos durante um período de oito anos.

Para ser aprovada, a retirada dos direitos políticos tinha que conseguir uma maioria de dois terços no Senado, mas apenas 42 dos 81 congressistas votaram "sim".

Dilma pode exercer funções em instituições do Estado e candidatar-se às próximas eleições.

Dilma Rousseff é o segundo Presidente do Brasil a ser destituído, depois de Fernando Collor de Mello ter sido afastado por corrupção, em 1992.

Com a destituição de Dilma Rousseff, a Presidência fica nas mãos de Michel Temer, até às eleições de 2018.

Michel Temer vai tomar posse ainda esta quarta-feira, em Brasília, pelas 16h00 (20h00, hora de Lisboa).

[notícia actualizada às 18h11 - Dilma mantém direitos políticos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 31 ago, 2016 22:25
    É um golpe sujo da direita brasileira saudosa dos militares.
  • Maria
    31 ago, 2016 Sever do vouga 20:19
    Olha gente, a Dona Dilma pode ser muito honesta mas que ela me tramou não tenham dúvidas; pois já o comparsa LULA me tinha tirado, em 2005, 35% da minha reforma e ela, a dona Dilma, em 2009, fez mais a sujeira de me tirar mais 25% ! Alguém acha justo fazer isso a uma pessoa idosa?! E não esquecendo que o CÂMBIO é sempre desfavorável em 4 para um Eur. ou mais. Isto é DEMOCRACIA?! Ela que diz recear a morte DELA!!! - A DEMOCRACIA!!! Aqui já mostra falsidade !!!! Ou não? Será que eu agora terei chance de recuperar a minha reforma? Pediram-me um baixo assinado já o enviei e até agora nada resolvido a favor duma causa desta natureza!!!! Obrigada pela oportunidade de falar da minha mágoa...foram quarenta anos de trabalho, com sangue e lágrimas naquele lindo Brasil.....
  • antonio
    31 ago, 2016 portugal 20:10
    Desde o segundo mandato do Lula que o Brasil entrou em declínio. Nada que não se esperasse com esta senhora que teve oportunidade de convocar eleições e não o fez.
  • Fields
    31 ago, 2016 Lx 18:38
    Ora aí está, a tentativa desesperada dos corruptos para se manterem no poder resultou... O lula é que se deu mal, coitado...
  • COUTO MACHADO
    31 ago, 2016 PORTO 18:35
    QUANTO A PEDALADAS FISCAIS, TEMOS POR CÁ A CGD E OUTROS, PELO QUE SE PERCEBE DOS RELATOS DA CHAMADA COMUNICAÇÃO SOCIAL AO NOSSO SERVIÇO. PELOS VISTOS, A SENHORA PERCEBE À BRAVA DE MANOBRAS CONTABILISTICAS. HEI-DE PEDIR-LHE PARA PREENCHER O MEU IRS, APLICANDO PEDALADAS FISCAIS. HÁ UM DITADO QUE DIZ: ATRÁS DE MIM VIRÁ QUEM DE MIM MELHOR FARÁ.
  • vguerr
    31 ago, 2016 Lisboa 18:22
    Presidente não, presidenta...
  • Rui
    31 ago, 2016 Sacavém 18:12
    Alguma vez o deveria ter sido????!!! Tal como o seu mentor e antecessor!!!
  • jose
    31 ago, 2016 Lisboa 18:12
    O mesmo devia ser aplicado a muitos outros desgovernantes que fazem igual ou ainda muito pior, como em angola, zimbabue, etc, etc.
  • Zezao
    31 ago, 2016 Olhão 18:12
    Com este critério os politicos portugueses iam todos para a choça! Talvez até fosse bom :)
  • Carlos Reis
    31 ago, 2016 Coimbra 17:52
    O engraçado deste julgamento, entre aspas, claro, é que os que a estão a julgar são quase todos corruptos ladrões metidos até aos cabelos na operação lava jato e não só, mas falam de democracia que nem papagaios. Eles roubaram dinheiro do estado brasileiro e ela aldrabou as contas, não roubou, é a diferença.

Destaques V+