Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O "final countdown" de Dilma. Senadores votam "impeachment"

31 ago, 2016 - 14:48

Dilma Rousseff foi destituída da Presidência do Brasil. O julgamento terminou esta quarta-feira, no Senado, em Brasília.

A+ / A-

Directo terminado. Sinal vídeo: TV Senado

O resultado depois da votação:


Oitenta e um senadores votam o afastamento de Dilma Rousseff a partir das 15h00 (hora de Portugal) desta quarta-feira. Segundo a imprensa brasileira, um número mínimo de senadores (54) já se declarou a favor da destituição da Presidente do Brasil.

A votação do "impeachment" começou com o defensor de Dilma Rousseff a pedir a votação autónoma de duas questões, uma sobre o afastamento do cargo de Presidente, outra sobre a perda de todos os direitos políticos. É o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que decide sobre este pedido.

Antes da votação, quatro senadores - dois a favor e dois contra o afastamento - poderão usar da palavra. Segue-se depois a votação, nominal, dos 81 senadores, contabilizada em painel electrónico.

Para que Dilma Rousseff seja afastada são necessários, pelo menos, 54 votos a favor. É o fim de um julgamento que durou sete dias.

Caso seja afastada, Michel Temer pode tomar posse como Presidente ainda esta quarta-feira no Congresso brasileiro.

Dilma resiste, defende-se e ataca
Recorde a defesa de Dilma no Senado. "Dilma resiste, defende-se e ataca"
Dilma: "Este ferimento será muito difícil de ser curado"
Dilma: "Este ferimento será muito difícil de ser curado"
Centenas gritam por Dilma em São Paulo. Polícia lança gás lacrimogéneo
Centenas gritam por Dilma em São Paulo. Polícia lança gás lacrimogéneo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    31 ago, 2016 palmela 18:12
    Ja nao aguentava ouvir este homem de saias!
  • rosinda
    31 ago, 2016 palmela 18:05
    Finalmente joao!
  • Saul
    31 ago, 2016 Bemposta 17:45
    ua ua ua Dilma se deu mau. Queria proteger o polvo maior ( a lula ) do braço cego da justiça e se deu mau.
  • eu
    31 ago, 2016 leiria 17:26
    Brasil, vergonha atrás de vergonha :(
  • Manel
    31 ago, 2016 Alverca 17:10
    Assim vai o Mundo, 80 valem mais do que 150 Milhões. !!!
  • Nekas
    31 ago, 2016 Lisboa 17:00
    São cem cães a um osso e quando assim é os representantes dos votantes atacam em bando,este país está muito longe se ser democrata,professa a democracia dos abutres,nada que não seja previsivel,afastam e retiram a oportunidade de voltar a concorrer já,países assim não dão futuro aos povos nem lhes convêm,paises ricos que partem e repartem pelos ricos entre sí criando cada vez mais o fosso entre ricos e pobres,os ricos têm força e poder para crescerem ao contrário dos pobres.
  • deusdado
    31 ago, 2016 ul 16:25
    O problema do Brasil começa logo com a bandeira. Ordem e Progresso.Acham?É uma incongruência enorme. Nem ordem nem progresso.O Brasil é e será sempre terra de oportunistas que, aproveitam o facto de o povo ser mais que iletrado ainda tem o handicap de ter origens pretuguesas e africanas. Vai ser como Portugal, não vamos a lado algum muito por culpa do povo que somos, cambada de mentecaptos.
  • Nuno
    31 ago, 2016 São Paulo 16:05
    Mais de 65% da população brasileira quer o impeachment da Presidente Dilma, ela errou ao cometer crime de responsabilidade fiscal e merece ser destituída. Fora Dilma!
  • Carlos Reis
    31 ago, 2016 Coimbra 15:50
    O chamado "povão" vai ficar a saber daqui para a frente o que é que é bom para a tosse, mas a futura classe politica dominante nem os vai deixar tossir.
  • José
    31 ago, 2016 lousada 15:40
    Se o presidente pode ser destituído pelo senado e os senadores assim o entenderem e votarem a destituição, então não há nada a fazer que não seja aceitar. se for necessário e a lei está mal, mude-se a lei.

Destaques V+