Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há mais gente a ser tratada por causa da acidez gástrica

31 ago, 2016 - 11:18

A Autoridade Nacional do Medicamento recorda que estes medicamentos comportam efeitos adversos, como infecções pulmonares e redução da absorção de cálcio.

A+ / A-

O consumo medicamentos anti-ulcerosos mais do que duplicou entre 2006 e 2015, indica esta quarta-feira o Infarmed.

No ano passado, os portugueses adquiriram 6,8 milhões de embalagens – mais 120% do que 10 anos antes.

O aumento levou a Autoridade do Medicamento a analisar o caso, tendo em conta que, no longo prazo, o consumo deste tipo de medicamentos provoca efeitos adversos, como infecções pulmonares ou a redução da absorção de cálcio.

Além disso, a acidez gástrica, lembra o Infarmed, pode ser controlada com alteração do estilo de vida e recurso a outros fármacos com efeitos menos adversos.

As duas substâncias mais utilizadas em Portugal em 2015 (omeprazol e pantoprazol) correspondem àquelas com menor custo para o utente.

Quanto aos encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com estes medicamentos, diz o Infarmed que apenas em 2010 houve uma inversão na tendência de subida, na sequência da redução do preço dos medicamentos genéricos do omeprazol em 35%.

Os encargos passaram de 133 milhões para 45 milhões de euros entre 2010 e 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Santos
    31 ago, 2016 Milharado 14:23
    Qual a alternativa ao Omeprazol? Ou quais os medicamentos com efeitos menos adversos?
  • Mar Revolto
    31 ago, 2016 Sintra 13:44
    E a época futebolística ainda agora começou...
  • André Santos Silva
    31 ago, 2016 Portugal 13:34
    A ignorância é a Mão de todos os males. Há quem tire vantagens da ignorância dos outros. Até o Estado (com medo) vai na onda... Divida o seu peso por 7 (Ph humano). O resultado dessa divisão é os copos de água, de 250 ml, que tem de beber por dia. Durante 15 dias. Acabam-se as gastrites, ulceras e toda uma gama de enfermidades. A água cura, sozinha, mais de 700 doenças... No presente caso, as pessoas estão desidratadas. Sendo nós 70% de água, o estômago é dos primeiros aparelhos a sentir que estamos a 60%, 45% etc.. Não sei por que carga dágua o Estado gasta tanto milhão e o ser humano sofre tanto!
  • carlos
    31 ago, 2016 funchal 12:57
    E um facto as passoas tentam encontrar alternativas aos medicamentos de matca porque o povo nao vive subrevive mas o nosso desgoverno ops governo esta mais preocupado com os gastos do SNS que cortem nas reformas e subvencoes vitalicias dos nossos desgovernantes e se calhar restava mais uns tostoes para este povo que cada ves mais sobrevive com uns trocos ao fim do mes nao vive subrevive. Disse
  • Carlos Gonçalves
    31 ago, 2016 Seixal 12:56
    Para a notícia ser notícia seria bom que tivessem indicado quais os "outros fármacos com efeitos menos adversos"...
  • RICARDO
    31 ago, 2016 P. BARCA 12:44
    PRA OLHARES

Destaques V+