Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público confirma buscas à Galp no âmbito das viagens ao Euro 2016

31 ago, 2016 - 09:48

Não foram constituídos arguidos. A investigação decorre no âmbito das deslocações ao Europeu de Futebol de França pagas pela gasolineira a três membros do Governo.

A+ / A-

O Ministério Público confirmou esta quarta-feira que a Galp e uma agência de viagens foram alvo de buscas no âmbito da investigação às deslocações ao Europeu de Futebol de França pagas pela gasolineira a três membros do Governo.

Numa resposta à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) adianta ainda que no decurso das buscas, realizadas na primeira quinzena de Agosto, foi apreendida documentação.

A PGR esclarece ainda que o inquérito "não tem arguidos constituídos", encontrando-se em segredo de justiça.

A 4 de Agosto, à Lusa, o Ministério Público avançou estar a "recolher elementos" sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, ao Europeu de futebol de França, a convite da Galp, para apurar se havia "procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

A PGR informou, na altura, que o Ministério Público se encontrava "a recolher elementos, tendo em vista apurar se há, ou não, procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

Caso envolve três membros do executivo: o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade; o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos; e o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Todos garantem que pagam os custos associados à viagem. João Vasconcelos garante ainda que pagou um bilhete de avião.

Mas o Governo considerou, entretanto, que o caso ficou "encerrado" com o reembolso das despesas efectuadas àquele patrocinador oficial da selecção portuguesa de futebol.

Desde que estalou a polémica, a Galp diz apenas que "este tipo de iniciativas é comum e considerado aceitável no plano ético das práticas empresariais", esclarecendo ainda que o objectivo dos convites em causa foi "fomentar o espírito de união em torno da Selecção Nacional".

A empresa afirmou que patrocina a Selecção Nacional de futebol desde 1999 e que, além das iniciativas directamente ligadas à utilização da imagem e dos símbolos da equipa em campanhas publicitárias, desenvolve igualmente outras iniciativas com o objectivo de reforçar a visibilidade e impacto desse apoio, nomeadamente o envio de convites a pessoas e instituições com as quais se relaciona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    31 ago, 2016 Custoias 15:38
    Façam auditorias ás maiores empresas do país e verificarão a corrupção e fuga aos impostos que vai neste país.
  • José Manuel Fernande
    31 ago, 2016 Mem Martins 12:45
    Meu senhores então tenham lá coragem e publiquem este comentário Esta notícia porque motivo é que está relacionada com economia. Se está porque não aparece está rubrica os asaltos a bancos, a merciarias e outros estabelecimentos comerciais, pois tabem agora refletindo..... A farmácias talvez seja mais adequado ser na da saúde e capaz de ser mais apropriado,,,, neste meu esforço para vos entender, estou a pensa que, talvez seja pelo facto de ter sido publicada pelo económico,,, o coordenador deste espaço que deve ter sido nomeado pelo governo pelas suas altas competências, nas quais não se inclui de certeza a de pensar e racionalizar, nem se deu au trabalho que por acaso hoje até à muita matéria de intresse e realmente sobre economia para aqui destacar...... Por favor já estu farto de tanda incompetência não me envergonhem mais..
  • graciano
    31 ago, 2016 alemanha 12:09
    e assim vao a desmocracia banco vao a falencia politicos sao subornados empresas publicas dao prejuizo incendiarios ladroes e afins sao presos abre se um inquerito e no final nada se descobre ninguem e condenado e tudo se da por encerrado ate quando sera que o povo portugues deixa de engulir sapos como se fossem chocolates
  • Luis
    31 ago, 2016 LX 11:34
    Mais uma vez, a montanha vai parir um rato! As sapiências do Ministério Público vão fazer de conta que estão a investigar, quando na verdade, estão a investigar coisa nenhuma. Uma bacalhauzada dos senhores da GALP aos senhores dos MP e tudo está bem quando acaba bem. Mas um caso para figurar nos anais da história da corrupção a par da incompetência da justiça.
  • AMS
    31 ago, 2016 Castelo Branco 11:21
    Allô! É da Galp? - É sim quem fala? -Aqui fala o MP. Só queríamos ter a certeza se vocês já fizeram a limpeza? -Ah sim já está tudo limpinho. -Ótimo! Então é para informar que, na próxima semana, iremos fazer uma visitinha...
  • MCL
    31 ago, 2016 Bucelas 11:11
    Estamos num País em que tudo e todos, em vez de unir em torno do bem, cada um mete mais lenha na fogueira. O sentimento de ser português já foi, agora cada um só olha é para seu umbigo.
  • Jorge
    31 ago, 2016 Coimbra 11:07
    Já que os comunas e bloquistas andam calados como ratos e pretendem branquear este escândalo, há alguém que investiga e vai levar o caso até às ultimas consequências!
  • José Pereira
    31 ago, 2016 Costa de Caparica 11:03
    Já os "submarinos"...!?
  • Burro sou Eu
    31 ago, 2016 Algodres 10:43
    Tempo perdido, que não serve para mais nada a não ser atirarem-nos (ainda) mais areia para os olhos!

Destaques V+