Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugal vai averiguar impostos pagos pela Apple

30 ago, 2016 - 21:39

Medida anunciada pelo Ministério das Finanças acontece depois de a Comissão Europeia ter condenado a empresa tecnológica norte-americana a pagar 13 mil milhões de euros na Irlanda.

A+ / A-

A Autoridade Tributária (AT) vai averiguar se a multinacional norte-americana Apple tem impostos por pagar em Portugal. A medida anunciada esta terça-feira pelo Ministério das Finanças acontece depois de a Comissão Europeia ter condenado a empresa tecnológica a pagar 13 mil milhões de euros na Irlanda.

"Tendo em conta o referido no comunicado da Comissão [Europeia], relativamente à possibilidade de os países exigirem a correcção dos impostos sobre os lucros 'com base nas informações reveladas pela investigação da Comissão', a Autoridade Tributária (AT) averiguará, como é sua missão, se as referidas informações podem dar origem à liquidação de quaisquer impostos que devessem ter sido pagos em Portugal", lê-se numa nota do Ministério das Finanças.

Em causa está a conclusão da Comissão Europeia conhecida hoje, segundo a qual a Irlanda concedeu benefícios fiscais ilegais à Apple, ordenando a Dublin que recupere 13 mil milhões de euros à empresa tecnológica norte-americana por impostos não cobrados entre 2003 e 2014.

Perante esta decisão de Bruxelas, "o Governo português considera que este caso confirma a necessidade, que tem sido defendida por Portugal, de revisão da directiva juros e royalties da União Europeia que, na prática, limita os poderes de tributação dos Estados onde têm origem estes rendimentos, no sentido de essa limitação só acontecer quando exista tributação efectiva dos mesmos rendimentos no Estado de destino".

De acordo com a nota do Ministério liderado por Mário Centeno, "tal solução evitaria a prática de deslocação artificial (sem correspondente actividade económica da empresa) de rendimentos tributáveis para países com regime mais favorável".

Na sequência da decisão de Bruxelas, a Irlanda tem agora de recuperar os auxílios ilegais concedidos à Apple, ao abrigo das regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais, pois permitiu à Apple pagar substancialmente menos impostos do que outras empresas.

Dublin e a Apple já anunciaram, por seu lado, que tencionam recorrer desta decisão.

"A investigação da Comissão concluiu que a Irlanda concedeu vantagens fiscais ilegais à Apple, o que lhe permitiu pagar substancialmente menos impostos do que outras empresas ao longo de muitos anos", disse a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

"Este tratamento selectivo permitiu à Apple pagar uma taxa efectiva de imposto sobre as sociedades relativamente aos seus lucros europeus que baixou de 1% em 2003 para 0,005% em 2014", salientou ainda a comissária.

Entretanto, e depois de conhecida esta posição comunitária, o Departamento do Tesouro norte-americano criticou a decisão da Comissão Europeia de ordenar ao grupo informático Apple o reembolso de uma soma recorde, alegando que ameaça "o espírito de parceria económica" entre Estados Unidos e União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    30 ago, 2016 Coimbraa 22:37
    É o desespero da esquerdalha à procura de dinheiro fácil...

Destaques V+