Tempo
|
A+ / A-

Milhares de migrantes resgatados num dia. "Até agora, temos conseguido dar conta da situação"

30 ago, 2016 - 19:00

Damiano Mollo, da guarda costeira italiana, diz à Renascença que a situação pode piorar no Inverno. Entrevista depois de num só dia terem sido necessárias quatro dezenas de operações de resgate para resgatar mais de 7 mil migrantes.

A+ / A-
40 missões num só dia resgatam 6.500 migrantes
40 missões num só dia resgatam 6.500 migrantes

Veja também:


A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estimou esta terça-feira que 111.500 migrantes e refugiados foram resgatados desde o início do ano no Mediterrâneo central, a rota marítima entre o norte da Líbia e as costas italianas. As operações de resgate foram realizadas por embarcações da Itália, Irlanda, Reino Unido e da Noruega e um barco da organização humanitária Médicos sem Fronteiras.

Só na segunda-feira foram resgatadas mais de sete mil pessoas. A Renascença falou com Damiano Mollo, da guarda costeira italiana, que, a partir do centro de comando em Roma, confirma o número de resgatados e que foram necessárias 40 operações de resgate para salvar todos os naufragados.

Muitas das pessoas resgatadas tentavam atravessar o Canal da Sicília, que separa a ilha italiana da Sicília e a costa de Tunes, Tunísia, em grupos de dezenas de botes pneumáticos, enquanto outras faziam a travessia em pequenas embarcações de madeira e em dois barcos de pesca de maior dimensão.

Os resgates na rota do Mediterrâneo central têm mantido um ritmo constante, mas a OIM verificou uma redução no número de vítimas: em Agosto foram contabilizadas 40 mortes, muito menos face às 600 mortes registadas em Agosto de 2015 e de 2014.

No entanto, em termos anuais, o número de vítimas aumentou. No total, 3.165 pessoas perderam a vida durante a travessia do Mediterrâneo desde o início do ano, mais 509 do que nos primeiros oito meses de 2015. Desde Janeiro, 272.070 migrantes e refugiados chegaram à Europa através do mar Mediterrâneo, a grande maioria entrou pela Itália e pela Grécia.

Quantos operacionais foram necessários para desenvolver estas múltiplas operações de resgate?

Não sei o número exacto de homens envolvidos porque participaram muitas organizações diferentes – há a guarda costeira, a marinha militar, as ONG; não sei o número exacto. Mas é muita gente.

Existe alguma explicação para ter havido tantos migrantes no mar num só dia?

Sim. A única explicação é que o mar está calmo – quando há bom tempo, há mais actividade migrante.

Podemos dizer que nos próximos meses, quando chegar o Inverno, é provável haver menos actividade?

Sim, deve ser assim.

Quando os migrantes chegam a terra, como são processados?

Na guarda costeira apenas coordenamos as operações de busca e salvamento e depois trazemos os migrantes para a Sicília ou para os portos no sul da Itália.

Tem informação sobre o tipo de barcos utilizados nestas viagens de migração?

A maioria dos barcos são de borracha. Normalmente num barco de borracha vêm cerca de 120 migrantes; por vezes, há barcos de madeira, mais pequenos, que levam 20 ou 30 pessoas. Depois há os grandes, que chamamos os "big boats", que podem levar 400 a 500 pessoas. Estes são os três tipos de barco que costumamos resgatar.

Mas estão muito sobrelotados?

Sim, muito sobrelotados.

Diria que a guarda costeira italiana tem gente suficiente para lidar com esta situação?

Agora há muitas ONG a cooperar connosco e a sua ajuda é realmente significante. Depende da actividade. Até agora, temos conseguido dar conta da situação. No futuro, se piorar, claro que apreciamos receber mais ajuda.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+