Tempo
|
A+ / A-

Homens vítimas de violência doméstica começam a perder a vergonha

30 ago, 2016 - 15:02

Denúncias aumentam 15%, diz a APAV. Em 2015, 452 homens pediram ajuda à associação.

A+ / A-

O vídeo da campanha da APAV


O número de homens vítimas de violência doméstica aumentou quase 15% entre 2013 e 2015, com mais de 1.200 casos, segundo dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que lançou uma campanha contra a vergonha em denunciar.

Os números da APAV são claros e mostram que tem havido uma tendência crescente no número de casos de homens vítimas de violência doméstica que pedem ajuda.

Em declarações à agência Lusa, Daniel Cotrim, assessor técnico da direcção, explicou que a APAV decidiu avançar com esta campanha especialmente direccionada para os homens porque este fenómeno também faz parte da realidade que compõe a violência doméstica.

"Sabemos que estatisticamente as mulheres ainda são mais vítimas deste crime do que os homens, mas aquilo que temos vindo a reparar nos nossos números é que entre 2013 e 2015 houve um aumento de quase 15% de denúncias de homens adultos vítimas de violência doméstica junto dos nossos gabinetes de apoio à vítima", adiantou.

Os dados estatísticos da APAV mostram que, em 2013, 395 homens recorreram aos serviços da associação, número que caiu ligeiramente para 393 em 2014 e que chegou aos 452 em 2015. No total, 1.240 homens pediram ajuda por terem sido vítimas de violência doméstica.

De acordo com a APAV, são sobretudo os homens mais velhos, com mais de 65 anos, as vítimas, representando 27,6% do total. Por outro lado, em 56% dos casos denunciados, vítima e agressor têm uma relação conjugal.

Violência é mais psicológica do que física

De acordo com Daniel Cotrim, os casos de violência doméstica nos homens têm características específicas, que os distinguem da violência doméstica nas mulheres, já que são situações em que impera a violência psicológica. As estatísticas da associação mostram que em 38,2% dos casos denunciados houve maus tratos psíquicos e em 25% maus tratos físicos, totalizando mais de 60% dos crimes denunciados.

Relativamente às características do autor das agressões, os dados da APAV mostram que em 60,8% dos casos são mulheres, com idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos (32,2%). Daniel Cotrim explicou que o mote da campanha é falar daquilo que muitas vezes impede os homens de apresentarem queixa quando são vítimas de violência doméstica: a vergonha.

"Sobretudo trabalhar esta questão e sensibilizar para as questões do medo e da vergonha, que surgem como principal barreira ao primeiro pedido de ajuda. O silêncio é uma grande arma que está do lado da agressora, na grande maioria das situações", apontou.

O assessor técnico da APA frisou que a lei portuguesa não tem género e não discrimina quem quer denunciar situações de violência doméstica, apoiando tanto homens como mulheres.

Daniel Cotrim admitiu que os número de casos de homens que denunciam é ainda baixo, mas lembrou que o mesmo aconteceu com a violência doméstica no feminino, defendendo que é "preciso fazer alguma coisa abertamente", dar apoio e mostrar que as associações já estão preparadas para prestar apoio aos homens vítimas de violência doméstica.

"É preciso que os homens se libertem deste peso do medo e da vergonha de pedirem ajuda, de terem medo de serem humilhados, de que não acreditem neles junto das autoridades ou das instituições. Felizmente muito se avançou e muito se aprendeu relativamente a estas questões", defendeu.

A campanha vai estar disponível no site da APAV e na página de Facebook da associação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    01 set, 2016 Palmela 07:44
    Ai é? homens maltratados por mulheres? é porque gostam! senão davam à sola... a não ser que achem que as mulheres têm o dever de trabalhar para eles! ou de arranjarem dinheiro de qualquer forma, para os sustentarem! isso é que é vergonhoso!!! Os homens ainda não ficam grávidos, pois não? então se não estão bem, mudam-se! Não têm que se sacrificar pelos filhos, como as mulheres!... Não consigo perceber, como é que um homem é maltratado pela mulher! a não ser, que se case com uma mulher com idade de ser mãe dele! isso aí, já o caso muda de figura! porque a mulher mais velha manda!...
  • ó eborense
    30 ago, 2016 lx 18:56
    Deves ser um machão de primeira água! Geralmente esses são os mais enganados!...
  • EU
    30 ago, 2016 Daqui 17:10
    As mulheres são autênticas carraças que se agarram à pele de um homem e o sugam até à morte.
  • Eborense
    30 ago, 2016 Évora 16:36
    Sou totalmente contra qualquer tipo de violência e muito mais, contra a designada violência doméstica. Na minha opinião, só parte para a violência quem não tem argumentos, mas homens sujeitos a violência e principalmente psicológica? Não me entra na cabeça. Um homem, que é homem, só se deixa violentar psicologicamente se não tiver orgulho próprio, ou então se viver às expensas da mulher, o que pode ser uma justificação. E em termos físicos ainda muito menos, a não ser homens que não usem calças e se não usam calças, de homens pouco ou nada têm.
  • Calor da Noite
    30 ago, 2016 FIÃES VFR 16:29
    A violência das mulheres é, por vezes bem pior!!!

Destaques V+