Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Consumidores portugueses menos confiantes, empresas mais optimistas

30 ago, 2016 - 12:26

Por outro lado, as empresas revelam ter mais confiança no desempenho económico do país.

A+ / A-

O indicador de confiança dos consumidores recuou em Agosto pelo terceiro mês consecutivo, revela esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A diminuição do indicador de confiança dos consumidores deve-se “ao contributo negativo das perspectivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e do desemprego”, explica o INE.

Por outro lado, “as perspectivas relativas à evolução da poupança contribuíram positivamente".

Quanto ao clima económico, manteve a subida iniciada em Julho, com incidência “na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços".

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que optimistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+