Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O plano para pôr Portugal a produzir o dobro do peixe

30 ago, 2016 - 09:30 • Eunice Lourenço

Ministra do Mar anuncia simplificação da criação de empresas e aumento de fundos europeus.

A+ / A-

O processo de criação de uma empresa de produção de peixe deve passar de três anos para três meses e o empresário em vez de ter de lidar com nove entidades passa a lidar apenas com um “gestor” do seu processo de licenciamento. Estas são as suas grandes simplificações da actividade aquícola que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anuncia esta terça-feira em Aveiro.

Estas alterações já foram aprovadas em Conselho de Ministros, mas ainda têm de passar pelo Parlamento. Ainda assim, a ministra do Mar vai apresentar esta terça-feira as medidas no Evento Aquicultura, acompanhada de mais dois ministros: a ministra da Presidência e o ministro do Ambiente.

As alterações pretendem também ajudar a fazer cumprir os objectivos do Governo para este sector: duplicar a produção aquícola até 2020 e triplicar até 2030.

Ana Paula Vitorino acredita que há neste sector uma grande oportunidade de negócio que interessa a Portugal em vários sentidos. “A Europa hoje importa cerca de 65% do que consome em produtos da pesca e, portanto, existe aqui uma margem de manobra imensa relativamente a estes investidores que podem ter aqui o seu mercado quase garantido”, diz a ministra à Renascença.

O objectivo também passa por melhorar a balança comercial. “Aumento das exportações, diminuição das importações, aumento substancial da balança comercial”, resume.

As alterações que o Governo está a introduzir neste sector também pretendem potenciar o uso de fundos europeus. O anterior Governo só previa 30 milhões de euros para esta área, que agora mais do que duplicam para mais de 78 milhões de euros de financiamento a fundo perdido.

Segundo a ministra, atendendo às taxas de comparticipação, podem estar em causa, investimentos que podem ultrapassar os 150 milhões de euros. “Estamos a potenciar um crescimento muito grande do investimento nesta área”, acredita Ana Paula Vitorino.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    30 ago, 2016 lisboa 11:45
    Finalmente alguma coisa de jeito deste governo para o desenvolvimento de Portugal. Só tem de ter muita atenção aos problemas ambientais que a aquacultura trás se não for feita com rigor e moderação ( vide casos do Chile com a criação de salmão ) .

Destaques V+