Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Refugiados: 40 missões num só dia resgatam mais de sete mil pessoas

30 ago, 2016 - 08:11

Mais de 100 mil migrantes chegaram à costa da Itália este ano. O número de mortos é, pelo menos, 26% superior ao do ano passado, até Agosto.

A+ / A-
40 missões num só dia resgatam 6.500 migrantes
40 missões num só dia resgatam 6.500 migrantes

Veja também:


A Guarda Costeira italiana anunciou, na noite de segunda-feira, o resgate de mais de sete mil migrantes ao largo da Líbia. Neste que foi um dos dias de maior fluxo de refugiados dos últimos anos no Mediterrâneo, foram realizadas 40 missões de resgate.

Na rede social Twitter, as autoridades italianas referem que as operações foram realizadas por navios da Guarda Costeira e da Marinha, integradas na operação “Sophia” da agência europeia Frontex e organizações humanitárias.

Os migrantes são na sua maioria africanos e encontravam-se em pequenos barcos, muitos deles de borracha, perigosamente instáveis em alto mar.

De acordo com os últimos dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 105 mil migrantes chegaram à costa de Itália desde o início do ano, muitos dos quais embarcados na Líbia.

A OIM estima ainda que 2.726, entre homens, mulheres e criança, morreram quando tentavam fazer a travessia.

A Itália tem estado na linha da frente da crise europeia de refugiados nos últimos três anos. Fogem da pobreza e da violência. Desde 2014, mais de 400 mil pessoas conseguiram chegar à costa italiana a partir do Norte de África.

[Notícia actualizada às 19h00]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fr
    30 ago, 2016 Portugal 12:34
    A quem é que os estados unidos vão dar armas a seguir?

Destaques V+