Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lamego

Festas de Nossa Senhora dos Remédios. “Um itinerário vivencial"

30 ago, 2016 - 06:37 • Ana Lisboa

Até 9 de Setembro revivem-se as tradições da “Romaria de Portugal”, uma das mais grandiosas do país.

A+ / A-

Começa esta terça-feira, a vertente religiosa das festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. Todos os dias, haverá uma novena no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

O seu reitor, o padre João António Teixeira, refere que “a festa não é só um acontecimento, mas também um itinerário vivencial. Começa com a novena no dia 30, às 6h00 da manhã. É uma coisa impressionante, com uma multidão de gente que enche completamente o Santuário”.

Esta novena consta de “um momento Mariano com a recitação do Terço e um momento Eucarístico com a celebração da Eucaristia e proclamação da Palavra de Deus com a homilia à volta de um tema”.

No próximo dia 8 de Setembro, Dia de Nossa Senhora dos Remédios, vive-se o momento mais alto desta celebração com a chamada “Procissão do Triunfo”, em que os andores são puxados por juntas de bois. Uma tradição única que remonta a 1894.

O padre João António Teixeira explica que “nessa altura era uma espécie de homenagem da gente do campo a Nossa Senhora dos Remédios, porque os materiais para a construção do Santuário vieram das zonas rurais e já nessa altura eram puxados pelos bois. Depois, a Igreja disse que não se deviam usar os animais nas procissões. E em 1925, por sugestão do Bispo da altura, a Irmandade pediu à Santa Sé uma excepção para Lamego. E de facto essa excepção foi concedida a 27 de Abril de 1925. Pelo que desde 1894, sempre os andores da Procissão de Nossa Senhora dos Remédios foram puxados por juntas de bois”.

Em festa desde 1711

As festas de Nossa Senhora dos Remédios são muito antigas. Já se falava delas em 1711, na “Obra de Frei Agostinho de Santa Maria”. O reitor do Santuário diz que “a festa é anterior ao próprio santuário, porque o santuário como tal só existe desde 1761 e a Festa da Senhora dos Remédios já existia antes, com uma grande presença. Aliás, deve ter sido a importância da festa que levou as pessoas a construírem o actual Santuário”.

Os festejos foram crescendo ao longo dos tempos, até se tornarem dos mais grandiosos do país, em que se misturam manifestações religiosas e populares.

Este ano, as festas começaram no dia 25. Durante duas semanas, são muitos os motivos de atracção para as milhares de pessoas que se deslocam a Lamego nesta altura para assistirem às Festas, que terminam no dia 9 de Setembro.

O programa é bastante diversificado: inclui concertos, feiras, exposições, eventos culturais e desportivos. Destaque para a “Marcha Luminosa” na noite de 6 de Setembro e a “Batalha das Flores” no dia seguinte à tarde.

As festas culminam com uma sessão de fogo-de-artifício pelos quatro cantos da cidade de Lamego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+