Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Como morreu "Lucy"? Desvendado mistério sobre o nosso antepassado mais famoso

30 ago, 2016 - 00:30

Investigadores fazem luz sobre o evento trágico que vitimou esta fêmea há mais três milhões de anos.

A+ / A-

O australopiteco “Lucy”, um dos mais famosos antepassados do Homem que andou pela Terra há mais de três milhões de anos, poderá ter morrido em resultado da queda de uma árvore.

A conclusão é de uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, que analisou o esqueleto fossilizado ao detalhe, através de um raio-x de alta resolução.

“Lucy” partiu o úmero do braço direito, osso que liga a zona do cotovelo ao ombro. Também apresenta fracturas menos graves no ombro esquerdo e noutras partes do esqueleto.

As lesões agora conhecidas são compatíveis com as que resultam de uma “queda de uma altura considerável, em que a vítima estica o braço para se proteger”, explica o cientista John Kappelman, citado pela agência Reuters.

De acordo com o investigador da Universidade do Texas, esta fêmea antepassado do Homem terá caído de uma altura de 12 metros.

As árvores seriam um refúgio num mundo hostil para a pequena “Lucy”, que tinha apenas 107 centímetros de altura, refere Kappelman.

O esqueleto foi descoberto do deserto de Afar, na Etiópia, em 1974. É um dos fósseis mais conhecidos do mundo.

Lucy seria uma jovem adulta na altura da morte. O esqueleto mostra que era bípede, conseguia andar sobre as pernas sem precisar da ajuda dos braços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    30 ago, 2016 Santarém 18:09
    E a falta da chegada do INEM a tempo ajudou a uma morte antecipada!
  • VICTOR
    30 ago, 2016 Sanhoane 01:44
    Atentem para o subtítulo: "Investigadores fazem luz sobre o evento trágico que vitimou “Lucy” há mais três milhões de euros." A "Lucy" não tem preço. O seu valor é intrínseco e, por tal razão nunca será convertível em euros...

Destaques V+