Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Guterres vence terceira votação para secretário-geral da ONU

29 ago, 2016 - 21:30

O antigo primeiro-ministro português recebeu 11 votos a favor, três contra e um neutro.

A+ / A-

António Guterres venceu a terceira votação para secretário-geral das Nações Unidas, realizada esta segunda-feira entre os elementos do Conselho de Segurança.

O antigo primeiro-ministro português recebeu 11 votos a favor, três contra e um neutro.

António Guterres já tinha vencido as duas votações anteriores no Conselho de Segurança.

Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak, que se encontrava no final da lista nas primeiras votações, subiu agora ao segundo lugar.

O candidato da Europa de Leste reuniu, no entanto, cinco votos "desencoraja", nove votos de apoio e um "não opinião".

Em terceiro lugar, ficou Irina Bokova, com o mesmo número de "desencoraja", mas apenas sete votos de encorajamento e três sem opinião. Vuk Jeremic, que tinha ficado em segundo lugar na última votação, agora tem os mesmos votos de Bokova.

Em quarto lugar, ficou Susana Malcorra, também com sete votos "encoraja", mas sete votos desfavoráveis e apenas um "sem opinião".

Os últimos lugares ficaram para Srgjan Kerim, a candidata da Nova Zelândia, Helen Clark, Danilo Turk (que ficou em segundo na primeira votação), a moldava Natalia Gherman, e Christiana Figueres, da Costa Rica.

Nas primeiras duas votações, que ocorreram a 21 de Julho e 5 de agosto em Nova Iorque, António Guterres foi o candidato mais apoiado.

Na primeira votação, Guterres recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

Na corrida ao cargo mantêm-se dez candidatos. Para já, houve apenas duas desistências: a primeira foi de Vesna Pusić, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Croácia, e a do ex-primeiro-ministro do Montenegro, que desistiu a poucos dias da terceira votação.

O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o Outono.

[notícia actuallizada às 23h02]

Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PANTANO ISLAMICO?
    30 ago, 2016 lisboa 02:54
    ESPERO QUE NAO GANHE. PANTANO ISLAMICO NA EUROPA NÃO!!!!
  • Joaquim Guerreiro
    29 ago, 2016 Póvoa de Santo Adrião 22:35
    Será que os políticos que fracassaram nos destinos da governação de Portugal são os votados para cargos importantes?

Destaques V+