Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um só dia, dois crimes, o mesmo título: "Homem terá matado a mulher, suicidando-se de seguida”

29 ago, 2016 - 20:18

Chaves e Aljustrel foram esta segunda-feira palco de alegados crimes de violência doméstica. Em Chaves, o alegado homicida provocou uma fuga de gás; em Aljustrel, recorreu a uma caçadeira. Em 2015, a cada mês foram assassinadas, em média, 2,4 mulheres.

A+ / A-

Veja também:


Os títulos surgem quase iguais na Agência Lusa. A separá-los, duas terras – Chaves e Aljustrel – e quase quatro horas de diferença. “Homem terá matado a mulher suicidando-se de seguida em Chaves”, lia-se às 17h53. “Homem suspeito de ter matado a mulher em Aljustrel, suicidando-se de seguida”, noticiava a mesma agência às 14h03.

Um homem, de 71 anos, é suspeito de ter matado esta segunda-feira a mulher, de 65 anos, em Vilarelho da Raia, no concelho de Chaves, suicidando-se de seguida, avançou à Lusa fonte policial.

Segundo a fonte, militares da GNR de Chaves foram esta segunda-feira a casa do casal – depois do alerta dado pelo filho, que não conseguia falar com os pais desde domingo – e depararam-se com um “intenso cheiro a gás”, não conseguindo entrar na habitação.

“Chamaram os bombeiros, que após entrarem em casa com máscaras, viram os dois corpos no chão”, adiantou. “A casa tinha as portas e janelas todas fechadas como se não estivesse lá ninguém.”

O presumível homicida poderá, antes de provocar a fuga de gás e suicidar-se, ter agredido violentamente a mulher matando-a com recurso a uma faca, dado os sinais encontrados no local, realçou. O caso está agora na alçada da Polícia Judiciária.

A fonte disse que existia um historial de violência doméstica, tendo mesmo sido apreendidas duas armas ao homem.

Uma história acabada com tiros de caçadeira

O mesmo “historial” de violência doméstica é referido no caso de Aljustrel. Um homem de 55 anos é suspeito de ter matado esta segunda-feira a tiro a mulher, de 49 anos, em Montes Velhos, no concelho alentejano de Aljustrel (Beja), suicidando-se de seguida.

Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR disse à Lusa que se trata de “um presumível homicídio, seguido de suicídio”, envolvendo dois portugueses: a vítima, “uma senhora, de 49 anos”, e “o alegado agressor, o seu marido, de 55 anos”.

O homem, segundo a GNR, terá matado a mulher a tiro com uma arma caçadeira, suicidando-se da mesma forma.

O alerta, explicou à Lusa a fonte da GNR, foi “dado por um vizinho, que telefonou para o 112”.

No sábado, acrescentou, a GNR apreendeu “duas armas de fogo a este homem”.

A investigação deste caso vai agora ser entregue pela GNR à Directoria do Sul da Polícia Judiciária. Para o local da ocorrência foram mobilizados cinco operacionais, apoiados por duas viaturas dos bombeiros e da GNR.

29 assassinatos em 2015

O Observatório de Mulheres Assassinadas contabilizou entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015 um total de 29 mulheres assassinadas e 39 mulheres vítimas de tentativa de homicídio.

Em média, a cada mês foram assassinadas 2,4 mulheres.

Um total de 87% das mulheres assassinadas foram-no pelas mãos daqueles com quem mantinham ou tinham mantido relação de intimidade.

A maioria das mulheres (62%) foi assassinada nas suas residências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    30 ago, 2016 Daqui 14:35
    É triste o que se está a passar em Portugal... Tanto homem a morrer por causa das mulheres!

Destaques V+