Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dilma emocionada no Senado: "Hoje eu só temo a morte da democracia"

29 ago, 2016 - 15:28

A Presidente suspensa foi ao Senado "olhar directamente nos olhos” dos que a julgarão. Recusou os crimes dos quais é acusada e denunciou “um golpe" de um "governo usurpador".

A+ / A-
Dilma resiste, defende-se e ataca
Dilma resiste, defende-se e ataca

Veja também:


A Presidente suspensa do Brasil Dilma Rousseff apresentou esta segunda-feira aos senadores a sua defesa durante uma das mais aguardadas sessões do processo de destituição.

Entre os convidados de Dilma estavam o compositor e músico Chico Buarque e o ex-Presidente Lula da Silva. A governante falou durante 45 minutos, excedendo largamente o tempo regulamentar, emocionando-se várias vezes. O Presidente interino, Michel Temer, desmarcou os seus compromissos da manhã para ouvir Dilma no Palácio do Jaburu, acompanhado de assessores e auxiliares.

Dilma Rousseff assegurou que não nutre rancor por aqueles que irão votar pela sua destituição, sublinhando, no entanto: “Hoje eu só temo a morte da democracia".

A Presidente afirmou que “nunca atentaria” contra aquilo em que acredita e que recebeu as críticas com humildade. "Como todos, cometo erros e tenho meus defeitos", referiu.

Lembrando que nos anos da ditadura recebeu no corpo “a marca da tortura”, Dilma disse que não cedeu e que “resistiu à tempestade de terror” que a ameaçava “engolir”.

"Aos quase 70 anos de idade, não seria agora, sendo mãe e avó, que abdicaria dos princípios que me guiaram", garantiu.

"Governo usurpador"

Dilma declarou que foi ao Senado "olhar directamente nos olhos” dos que a julgarão. "Não cometi os crimes dos quais sou acusada injusta e arbitrariamente. Hoje o Brasil, o mundo e a história nos observam. E aguardam o desfecho desse processo de 'impeachment' [destituição]", disse, utilizando a palavra “golpe”.

"Um golpe que, se consumado, resultará na eleição indirecta de um governo usurpador. A eleição indirecta de um governo, que já na sua interinidade, não tem mulheres comandando seus ministérios, quando um povo nas urnas escolheu uma mulher para comandar o país", afirmou.

No discurso, emocionou-se ao falar do Mundial de futebol e dos Jogos Olímpicos, recordou ex-Presidentes brasileiros que foram afastados ou sofreram tentativas de afastamento, como Getúlio Vargas e João Goulart.

Citada na edição "online" do jornal “Folha de São Paulo”, Dilma criticou a acção parlamentar durante o seu governo, dizendo que "não se procurou discutir e aprovar uma proposta melhor para o país" e que se procurou o "quanto pior, melhor".

"Encontraram na pessoa do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o vértice de sua aliança golpista. Todos sabem que esse processo de 'impeachment' foi aberto por uma chantagem explícita do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Nunca aceitei na minha vida ameaças ou chantagens. Não ter me curvado a essa chantagem motivou o recebimento da denúncia e a abertura do processo."

Renunciar? "Nunca"

A Presidente suspensa afirmou que "foram dadas todas as condições para que as investigações fossem realizadas" e que lutou contra a corrupção.

Dilma passou então a dar argumentos mais técnicos em sua defesa, citando as subvenções ao Plano Safra.

Rousseff afirmou ainda que nunca colocou a hipótese de se demitir. "Jamais o faria, porque tenho um compromisso inarredável ao Estado brasileiro. Jamais o faria porque nunca renuncio à luta."

"Não tenho dúvida, que também desta vez, todos nós seremos julgados pela história", rematou.

No final, Dilma foi aplaudida por parte do plenário. Vários senadores ignoraram o pedido de silêncio e gritaram palavras de ordem, como "Dilma guerreira da pátria brasileira", enquanto a Presidente afastada regressava ao seu lugar.

O apelo final de Dilma: "Não aceitem um golpe que em vez de solucionar, agravará a crise brasileira. Votem sem ressentimento. O que cada senador sente por mim e o que nós sentimos uns pelos outros importa menos do que o que nós sentimos pelo país e pelo povo brasileiro."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    30 ago, 2016 Coimbra 12:34
    Ó CAVALHEIRO ANTÓNIO RODRIGUES. Onde é que o JUIZ CARLOS ALEXANDRE perseguiu, ou tem perseguido SÓCRATES ? Eu, até votei em Sócrates na primeira vez, assim como votei em P. Coelho na primeira vez, até porque para mim os partidos não contam e até votarei no diabo, se ele existir, caso me convença, mas só me engana uma vez, foi o que ambos fizeram e outros mais. Contudo, não acha assim uma estória muito mal contada, do tal AMIGO emprestar, dar ou seja lá o que for , para que SÓCRATES tenha feito, e continue a fazer uma vida superior à de um REI? Só eu nunca tive assim um AMIGO ( ! ). Eu sou um OTÁRIO, mas meu caro, você não passa de um IDIOTA, ou então quer fazer de idiotas os outros que por aqui se vão divertindo.
  • 30 ago, 2016 Alverca 08:16
    Em democracia só existe uma forma de chegar ao poder ! é pelo voto popular !!! O Brasil esta prestes a chegar a ditadura, com a agravante de já ter os corruptos no governo. !!!
  • CARLOS MACEDO
    29 ago, 2016 MAIA 20:35
    Esta Dilma não existe. O que me espanta é como ela conseguiu chegar a PR da Brasil. Ela hoje só tema pela democracia do Brasil. O Brasil após a concretização do Impeachment acaba com um projecto de poder instaurado das esquerdas Sul Americanas. A Argentina já se livrou desse projecto, agora livra-se o Brasil e a seguir a Venezuela. Apesar do sucessor de Dilma não ser flor que se cheire, pior que Dilma é impossível.
  • Portugua
    29 ago, 2016 Portulândia 19:46
    Pois. Vejamos DEMO + CRACIA e, se analizarmos o étimo destas duas palavras que justapostas dão a tão propalada democracia temos que, CRACIA=governo e DEMO de demónio? Se assim for temos que é o governo do DEMÓNIO. Será que é o que temos?
  • Walter
    29 ago, 2016 Torres Novas 19:34
    A ex-presidente Dilma será destituída do cargo conforme vontade do povo brasileiro por incompetencia na direção de uma nação. Foi eleita pelo povo mediante falsas promessas e será também destituída do cargo por vontade popular. Não há golpe. O Partido dos Trabalhadores com Lula e Dilma à frente construiram um governo onde todos os seus atos seriam legitimados no Supremo Tribunal Federal (STF) com juízes nomeados pelo PT. Isto sim é um "golpe legitimado legalmente" sem nenhuma intervenção de força militar. Eles queriam implantar uma ditadura de esquerda "bolivariana" como a da Venezuela e Cuba colocando o povo na miséria com falta de alimentos, roupas, etc. e enfim privar a população de necessidades básicas a ponto de os venezuelanos fugirem para o Brasil à procura de trabalho e alimentos.
  • Zé Povinho
    29 ago, 2016 Lisboa 18:33
    Esta devia ter vergonha na cara. Democracia ? Aonde ? Só se for a democracia do proletariado. O que quer dizer, uma ditadura aonde a oligarquia enche os bolsos e o povo vai empobrecendo. É mais ou menos, a historia de Portugal com o Sócrates e o Mário Soares ... Tudo gente muito fina ... finíssima ... e pelo meio, diamantes de sangue, trafico de marfim, bombas, mortes de opositores como a de Humberto Delgado, Sá Carneiro ... e Leis que prescrevem , o que diga-se de passagem até dá muito jeito.
  • Antonio Rodrigues
    29 ago, 2016 Viseu 18:22
    Eu comparo esta golpada no Brasil como a que se sentiu aqui com a dupla " Cavaco-Passos ", aquando da demissão de Sócrates e depois a sua perseguição pelo juiz Carlos Alexandre.
  • Celso
    29 ago, 2016 são paulo 18:09
    Este é o título da notícia:Dilma emocionada no Senado: "Hoje eu só temo a morte da democracia" Para um português que vive no Brasil e entra num dos sites de propagação de notícias em Portugal e lê este título até da arrepios!!! Este título leva aos menos informados (como é o caso dos comentários aqui) a pensar que no Brasil está em curso um golpe de estado.... de fato não existe nada disso. A verdade é que é a forma como o regime presidencialista trata a destituição de um.presidente agarrado ao poder para se defender a ele (a) o mais possível evitando assim a cadeia. Não comparem Portugal ao Brasil em termos de corrupção. Essa comparação é fruto de alguma ignorância (natural) de quem não vive aqui nem acompanha.... os corruptos portugueses são meros aprendizes perto dos irmãos brasileiros.... Hoje o Brasil está, finalmente a ver se livre da maior quadrilha de ladrões que jamais existiu.
  • Lercorruptos
    29 ago, 2016 Pontinha 17:14
    É verdade era tão bom que houvesse democracia, mas infelizmente tanto no Brasil como em Portugal democracia só existe a palavra. Governos corruptos que só pensam engordar as suas contas bancárias e não pensam em quem os colocou no poder, apenas roubam e roubam até ao tutano!!!
  • zé Maluco
    29 ago, 2016 Viseu 17:12
    Dilminha!..não esquenta não.....a democracia NUNCA irá morrer...ela nunca EXISTIU!

Destaques V+