Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ corrige PSP: Jovem de Gondomar não morreu, mas está em estado "muito grave"

29 ago, 2016 - 12:07 • Henrique Cunha

PSP afirma que deu à comunicação social a informação que o Hospital de S. João lhe prestou. Contactado pela Renascença, o hospital não fez comentários.

A+ / A-

O jovem de 14 anos agredido na noite de sábado em Baguim do Monte, Gondomar, não morreu, anunciou, em comunicado, a Polícia Judiciária. Encontra-se em estado "muito grave" no Hospital de S. João, no Porto.

No domingo, o oficial de dia da PSP do Porto disse à Agência Lusa que o jovem morreu naquela madrugada, no S. João, depois de ter sido violentamente agredido na via pública.

Confrontado pela Renascença com a informação prestada no domingo, o gabinete das relações públicas da PSP do Porto afirma que o que o oficial de dia disse à Lusa decorreu de dados obtidos junto do hospital. A Renascença tentou obter esclarecimentos junto do Hospital de S. João, que remeteu eventuais comentários para mais tarde. Mais tarde, a Direcção Nacional da PSP lamentou o "lapso" e explicou que a informação errada foi obtida junto de "fonte não oficial junto do estabelecimento hospitalar".

Esta segunda-feira, a PJ corrigiu a informação prestada no domingo pela PSP, dando conta que o jovem está em "estado muito grave" numa unidade hospitalar.

"A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, identificou e deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de um crime de homicídio, na forma tentada, ocorrido na noite de sábado, dia 27 de Agosto, na cidade de Gondomar", diz.

“Os factos ocorreram num contexto de ameaças mútuas, proferidas através do Facebook, motivadas por um conflito relacionado com uma namorada”, diz o comunicado da PSP.

“O suspeito cruzou-se com a vítima nas imediações da estação de metro de Baguim do Monte e, após uma breve troca de palavras, envolveram-se num confronto físico. Nessa sequência o suspeito, munido com objecto metálico, terá agredido violentamente a vítima na cabeça, tendo aquela caído inanimada no solo, sendo de imediato transportada para o hospital, onde ainda se encontra em estado muito grave.”

O jovem suspeito das agressões entregou-se no domingo às autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    30 ago, 2016 Bola real 00:57
    Para informar alguns otarios que a Loic pode não ser cumprida desde que o MP assim o entenda,conforme decisão do supremo tribunal de justiça.A Loic não se sobrepõem ao CPP,segundo os desembargadores.As vezes caladinhos,fazemos melhores grandes figurinhas.Ja quanto ao comunicado da PJ este demonstra mais uma vez as várias detenções feitas por PSP e GNR ,que depois mais tarde são assumidas pelos doutores da jota.Quanto a morte do jovem o que lamento profundamente,ainda falta o primeiro indivíduo,em morte cerebral devidamente comprovado por neurologistas e neurocirurgioes,ter uma reversão do seu estado de saúde.
  • Otário cá da quinta
    29 ago, 2016 Coimbra 16:21
    AC. As minhas saudações. Eu, por mais voltas que dê, jamais conseguirei atingir a perfeição e com os 73 anos de idade, cada vez pior e então não passo de um OTÁRIO. Repare: PJ, corrige PSP e PSP diz que deu nota à comunicação social, aquilo que o hospital lhes disse. A COMUNICAÇÃO SOCIAL informou aquilo que a PSP disse. Onde está o ERRO? É certo que o jornalismo diz coisas que por vezes não devia, ( ? )mas é a sua profissão e sem ele, nós andaríamos todos sem ter conhecimento de coisa nenhuma. Ainda de bem que nos dizem coisas, umas bem outras mal, mas não vamos lá queimar toda esta gente. Olhe, aquela jornalista que foi QUEIMADA por dizer tantas verdades ! Sabe quem foi? a M.M.Guedes, claro! Eu adoro os jornalistas e admiro o trabalho que fazem, tantas vezes pondo a sua vida em perigo, para nos mostrarem o que se passa por este desgraçado planeta e se não fossem as suas denuncias, imagine o que isto não seria! MAS O QUE VOCE AQUI DIZ, É SEM DÚVIDA UMA GRANDE INJUSTIÇA. Já tenho visto jornais a pedirem desculpa por erros cometidos e a corrigi-los. É sinal de humildade. O Senhor/a A C, tem a HUMILDADE DE AQUI NESTA PÁGINA PEDIR DESCULPA AOS JORNALISTAS, PELO INSULTO INJUSTO QUE LHES FEZ?! Se o fizer, merece o meu respeito.
  • Marco António
    29 ago, 2016 Ermesinde 16:00
    Também concordo contigo José mas também tens que compreender que estas noticias não se inventam de um dia para o outro e também sei que a Lei da Organização da Investigação Criminal dá a PJ a investigação e conclusão deste tipo de crimes. Todavia e como foi cometido não via publica bem sabe que a PSP ou GNR são e pela força das circunstancias as primeiras forças de segurança a chegarem ao local acabando muitas vezes por fazer o acompanhamento da vitima com o INEM para o Hospital mas perto como foi o caso. Bem depois aquilo que se seguiu foi talvez uma precipitação da noticia para os órgãos de comunicação social dada por um responsável dessa força de segurança mas nunca por iniciativa própria como se dá a entender. Todavia e o mais importante é que a vitima recupere o quanto antes para que os seus o tenham junto a eles e isso sim é o mais importante e não quem fez o quê como é o caso assim como o agressor se tenha entregue ao autoridades policiais como aconteceu.
  • Ai Jesus
    29 ago, 2016 Portolândia 15:58
    Ai, valha-nos Santo António ou S. Pedro, que o S. João já foi... E chamar a polícia nem pensar: passam-te logo uma certidão de óbito. Aquilo é que é boa vontade. Livra...
  • Ac
    29 ago, 2016 lx 15:19
    O "Jornalismo" que temos infelizmente. vergonhoso, sem ética, sem valores, sem isenção,.rasca e reles só se interessando pelo sensacionalismo sem estudar uma informação ou confirmar as fontes. Depois quando o mal está feito e o nome de um inocente é desfeito na praça pública nem um desmentido nem um pedido de desculpa. Basta ver noticiarios ou ler alguns jornais para ver o nível pútrido a que chegou o dito nosso jornalismo. Não há chefias? Não critérios editoriais ? Não há jornalistas minimamente responsáveis sem estarem vendidos? É alei da selva que impera no nosso jornalismo? Vergonhoso. Deixem de comprar e deixem de ver telejornais.
  • Maria Emilia Gil
    29 ago, 2016 15:11
    "AMIZADES" DE FACE...
  • ó mar revolto
    29 ago, 2016 Lx 15:11
    Morte cerebral é morte. quando há máquinas ligadas e ocorre morte cerebral significa que podem desligar-se.
  • Marco António
    29 ago, 2016 Ermesinde 15:04
    Boa tarde Duvido muito que qualquer autoridade tenha o prazer em dar uma noticia de falecimento de qualquer ser humano na comunicação social. Todavia e já o Corpo Clínico de qualquer hospital refugia-se na capa de qualquer super homem (Médicos -seres superiores aos outros) e podem muito bem dizer ou contradizer o que lhes muito bem entende no momento e a piada disto tudo é que ainda continuamos sempre e sempre a acreditar nestes Super Homens com capa da impunidade e corporativismo chamados de clínicos....só em Portugal.
  • José
    29 ago, 2016 Faro 14:34
    Típico da PSP, opinar em crimes que não lhe dizem respeito de acordo com a LOIC
  • Arpiba
    29 ago, 2016 Alpiarça 14:33
    Deus nosso Senhor nos proteja de tantas mediocridades.

Destaques V+