Tempo
|
A+ / A-

Cinco detidos em Bruxelas após ataque a Instituto de Criminologia

29 ago, 2016 - 10:55

Um carro abalroou as barreiras de segurança do edifício e de seguida foi provocado um incêndio.

A+ / A-
Cinco detidos em Bruxelas após ataque a Instituto de Criminologia
Cinco detidos em Bruxelas após ataque a Instituto de Criminologia

Cinco pessoas foram detidas esta segunda-feira para interrogatório na sequência do ataque levado a cabo de madrugada no Instituto de Criminologia da capital belga.

“As cinco pessoas foram detidas pouco depois nos arredores [do instituto] e estão a ser ouvidas”, anunciou a porta-voz da Procuradoria de Bruxelas, Ine Van Wymersch, em conferência de imprensa.

Segundo a responsável, os suspeitos terão atravessado a vedação com um carro, para provocar depois uma grande explosão e um incêndio.

O objectivo seria destruir “vários documentos” no interior do edifício, afirmou Ine Van Wymersch, não tendo sido ainda possível apurar se houve a detonação de uma bomba, como avançado inicialmente.

A explosão foi ouvida pela vizinhança e pode ser sido causada pelos produtos combustíveis que se encontravam dentro do edifício e não por um engenho explosivo.

Perto de 30 bombeiros foram chamados ao local para travar as chamas, que provocaram danos significativos, ainda que nenhuma vítima.

No Instituto de Criminologia analisam-se as provas de vários crimes, mas não é a única instituição a fazer esse estudo.

Desde os atentados de Março, ao aeroporto internacional de Bruxelas e a uma estação de metro da capital belga, que o nível de alerta está elevado. Os atentados mataram 32 pessoas e foram reclamados pelo autodenominado Estado Islâmico.

Além disso, alguns dos participantes no atentado de Novembro de 2015 em Paris viviam nos subúrbios de Bruxelas. É o caso de Bilal Hadfi, que se explodiu junto ao Stade de France.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CARNAVAL DAS ARABIAS
    29 ago, 2016 lisboa 17:08
    O Carnaval das Arábias está para continuar...e já vêm mais uns milhares a caminho juntarem à festa!....👳👳💣💣👳👳👳💣💣💣👳👳👳👳💣💣👳👳👳👳💣💣💣👳👳👳💣👳💣👳💣
  • André
    29 ago, 2016 Lisboa 16:38
    Segundo outras fontes, os 5 rapazes que foram detidos, estão ligados a 20 pessoas que foram detidas na semana passada, pelo homícidio de 2 homens e 1 mulher, ligados ao trafíco de droga. A ideia deles seria destruir toda a documentação recolhida pela polícia e que identifica uma rede que poderá ter mais de 20000 pessoas que vendem droga por toda a Europa, dados de fornecedores e as formas de entrada de 2000 toneladas de droga na Europa, anualmente. Ainda não foi dito se os documentos estavam mesmo no instituto ou se ainda estaria noutro lado para serem analisados e a informação passada à Interpol e Europol para avançarem com as detenções.
  • Nuno
    29 ago, 2016 V.N.Gaia 14:15
    A Europa abriu portas e janelas! a tudo e a todos, agora aguentam-se. Para mim embora hajam por aí uns iluminados e "muito humanos" que aixam que tudo isto não passa de uma encenação, a procissão ainda vai no adro.
  • Mar Revolto
    29 ago, 2016 Sintra 13:45
    Neste momento não se sabe nada sobre isto, mas os jornaleiros, de maneira insidiosa, conseguem colocar nesta informação dois parágrafos sobre o estado islâmico e sobre os terroristas que atacaram Paris e o aeroporto de Bruxelas... E se se limitassem a fazer o vosso trabalho que é informar e deixassem a especulação de lado?

Destaques V+