Tempo
|
A+ / A-

“Falsos” estágios motivam presidente do IEFP a fazer auditoria interna

28 ago, 2016 - 12:13

Em causa a denúncia de que haverá empresas que abrem estágios financiados pelos IEFP mas que, posteriormente, obrigam os estagiários a devolverem parte do dinheiro.

A+ / A-

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) afirmou este domingo, em entrevista ao Público, que vai promover uma "auditoria interna" aos procedimentos dos serviços, na sequência das alegadas fraudes nos estágios profissionais financiados pelo instituto.

António Valadas da Silva afirma que "foram dadas instruções aos serviços regionais e locais no sentido de ser reforçado o acompanhamento" dos estágios financiados pelo IEFP e anunciou a sua intenção de realizar uma "auditoria interna".

"É minha intenção promover uma auditoria interna aos procedimentos dos serviços, no sentido de verificar se efectivamente estão a ser cumpridos e se necessitam de ser reforçados", afirmou Valadas da Silva, que tomou posse no cargo em Junho.

O dirigente acrescentou que "essa auditoria vai arrancar proximamente para identificar áreas e aspectos de melhoria", com o objectivo de "reforçar a intervenção no âmbito da execução das políticas de emprego e formação profissional" e também para que o IEFP possa "defender os estagiários e para que eles possam estar mais acompanhados".

Em causa está a denúncia de que haverá empresas que abrem estágios financiados pelos IEFP mas que, posteriormente, obrigam os estagiários a devolverem parte do dinheiro ou a pagar os encargos da empresa junto da Segurança Social.

Na mesma entrevista, o presidente do IEFP, António Valadas Silva refere que "até hoje", o instituto recebeu "três queixas concretas", as quais encaminhou para o Ministério Público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr Xico
    29 ago, 2016 Lisboa 09:38
    TADINHO DO PRESIDENTE NÃO SABIA DE NADA???? Rua com os incompetentes que chefiam o estado, boys , afilhados, formados em universidades da treta. Gente com poder sem competência
  • AM
    28 ago, 2016 MG 15:12
    Pois mas foi necessário aparecer na comunicação social. Se o desemprego acabar o que vai ser de todos os doutores do IEFP, vão todos para o desemprego!!!!! Assim depois quem toma conta deles? Pois o melhor é continuar a ter desempregados. Assim desta forma continuam os tachinhos.....?
  • Margarida
    28 ago, 2016 Lisboa 14:37
    O IEFP devia de fazer essas auditorias desde o início. São dinheiro público que vão para essas empresas empregadoras. Depois todas as empresas que ficaram com o subsídio deviam imediatamente devolver o mesmo ao IEFP e nunca mais podiam recorrer aos mesmos. Todos os enganados deviam de ser ressarcidos do que lhes foi roubado. Difícil ? Não. Mais uma vez aqui temos uma entidade da função pública que não serve para nada. Só para encher bolsos dos patrões e quem sabe de alguns que lá trabalham.
  • Antonio Manuel
    28 ago, 2016 aljustrel 14:24
    A VARIOS ANOS FIZ UM CURSO DE TIC onde completei curso e me fizeram assinar contrato de varias centenas de euros onde esse contrato era so para financiamento onde eu nao recebi nada.E muito grave fazer essas acusacoes porque a anos que isso funciona com formacao em Portugal cursos de formacao nao financiados.
  • Pedro Rodrigues
    28 ago, 2016 Sousel 13:34
    Mais uma prendinha da PAF e dos seus empreendedores de meia tigela.
  • luis santos
    28 ago, 2016 Amadora 12:52
    Resultado do inquérito interno vai dar a NADA . Toda a gente sabe tudo menos eles .

Destaques V+