Tempo
|
A+ / A-

Francisco vai visitar vítimas do sismo em Itália

28 ago, 2016 - 11:38 • Redacção com Ecclesia

Papa deixou palavras de elogio à acção das autoridades, forças da ordem, protecção civil e voluntários, recordando “quão importante é a solidariedade para superar provações tão dolorosas”.

A+ / A-
Papa vai visitar vítimas do sismo em Itália
Papa vai visitar vítimas do sismo em Itália

O Papa anunciou este domingo no Vaticano a sua intenção de visitar as populações atingidas pelo sismo de quarta-feira, na região central da Itália, e agradeceu a onda de solidariedade que se criou após o desastre natural.

“Assim que for possível, também eu espero ir ao vosso encontro, para levar-vos pessoalmente o conforto da fé, o abraço de pai e irmão, e o apoio da esperança cristã”, disse Francisco, na Praça de São Pedro, perante milhares de pessoas reunidas para a recitação da oração do Angelus.

Segundo dados da Protecção Civil Italiana, mais de 290 pessoas morreram na sequência do terramoto de 6,2 graus na escala de Richter que atingiu o centro da Itália, na madrugada de quarta-feira.

A localidade de Ascoli Piceno acolheu este sábado os primeiros funerais de Estado de vítimas do sismo, com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella, e do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

O Papa Francisco quis “renovar” a sua “proximidade espiritual” aos habitantes das regiões da Úmbria, Marcas e Lácio, “duramente atingidas” pelo terramoto.

“Penso em particular nas pessoas de Amatrice, Accumoli, Arquata del Tronto, Nórcia: mais uma vez, digo a estas queridas populações que a Igreja partilha o seu sofrimento e as suas preocupações. Rezemos pelo defuntos e os sobreviventes”, declarou.

A intervenção deixou palavras de elogio à acção das autoridades, forças da ordem, protecção civil e voluntários, recordando “quão importante é a solidariedade para superar provações tão dolorosas”.

Francisco saudou ainda todos os voluntários que prestam serviço em refeitórios sociais, “dando de comer” a pessoas em necessidade, para difundir a “cultura da gratuidade”.

“Peçamos a Nossa Senhora que nos conduza cada dia no caminho da humildade, que nos torne capazes de gestos gratuitos de acolhimento e de solidariedade para com os marginalizados”, prosseguiu.

O pontífice sublinhou que Jesus ensina a “humildade”, a procurar o “último lugar”, em vez de viver com laivos de “orgulho, arrivismo, vaidade”.

Antes de despedir-se dos peregrinos e visitantes, o Papa recordou que no próximo dia 1 de Setembro se vai celebrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, iniciativa de carácter ecuménico. “Será uma ocasião para reforçar o compromisso comum para salvaguardar a vida, respeitando o ambiente e a natureza”, antecipou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+