Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. PP chega a acordo com Cidadãos para investir Mariano Rajoy

28 ago, 2016 - 10:14

País está a poucos dias do debate de investidura no Congresso de Deputados (câmara baixa do Parlamento espanhol), agendado para a próxima terça-feira, 30 de Agosto.

A+ / A-
Espanha. PP chega a acordo com Cidadãos para investir Mariano Rajoy
Espanha. PP chega a acordo com Cidadãos para investir Mariano Rajoy

Depois de uma semana de negociações, já há acordo em Espanha. O Partido Popular e o Cidadãos chegaram a um entendimento para os 32 deputados do partido de Albert Rivera votarem “sim” na investidura de Mariano Rajoy na próxima semana.

As duas delegações reúnem-se este domingo para os líderes parlamentares assinarem o acordo. Está prevista ainda uma conferência de imprensa de Mariano Rajoy e de Albert Rivera.

Espanha está a poucos dias do debate de investidura no Congresso de Deputados (câmara baixa do Parlamento espanhol), agendado para a próxima terça-feira (dia 30 de Agosto).

O líder popular anunciou a 18 de Agosto que iria tentar obter a confiança dos deputados para ser reconduzido na liderança do governo espanhol, mas esse objectivo poderá não ser alcançado devido ao bloqueio do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Espanha está num impasse político desde as eleições de 20 de Dezembro de 2015, repetidas a 26 de Junho deste ano, mas sem que um partido saísse, de novo, com a maioria dos votos.

O Partido Popular (PP) venceu a segunda votação, elegendo 137 deputados (num total de 350), o que não chega para poder formar governo sozinho. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) ficou em segundo lugar, com 85 deputados, a aliança de esquerda Unidos-Podemos em terceiro, com 71, e o Ciudadanos (centro-direita) em quarto, com 32.

Mesmo se obtiver o apoio do Ciudadanos e da Coalición Canaria, partido regional com o qual os conservadores também mantém contactos, o PP conseguirá apenas 170 votos, precisando ainda de pelo menos 11 abstenções para formar governo.

Na mesma intervenção, Rajoy afirmou que "seria ridículo" realizar umas terceiras eleições gerais em Espanha, mas com o "comportamento de alguns" tem "dúvidas razoáveis" de que isso poderá acontecer novamente.

Numa alusão explícita ao secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, o líder do PP referiu que a democracia significa muitas coisas, mas que existe uma que é a sua essência. "Deve governar quem é escolhido pelas pessoas para governar", frisou.

Como tal, Mariano Rajoy apelou aos socialistas para agirem com responsabilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VD
    28 ago, 2016 Castelo Branco 12:25
    Quem não sabe em termos práticos o que é a democracia é o lider do PSOE, que não entende que quem vence eleições deve governar. Por cá também existe esse deficit democrático, e normalmente situa-se naqueles que mais falam em democracia, os partidos de esquerda.
  • Pedro Gomes
    28 ago, 2016 Ponte de Lima 11:05
    A noção de democracia deste cavalheiro é a de um idiota: o PP não venceu as eleições? Não foi "escolhido pelas pessoas" para tal? Porque não governa? Que é feito das várias tentativas de um acordo à esquerda? Aquele acordo conseguido em Portugal (e em que tanto se imiscuiu) como que se tivesse algo a ver com a nossa vida -- a não ser aprender com o vizinho do lado.

Destaques V+