Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos aponta para défice superior ao de 2015

28 ago, 2016 - 00:21

Líder social-democrata pergunta pela despesa com investimento público.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, avisa que, face à execução orçamental conhecida, o défice, no final do ano, poderá até ser superior ao verificado em 2015.

"Tudo aponta para que o que temos à nossa frente seja, portanto, um caminho que já não é de voltar ao défice do ano anterior, é de poder até ficar além desse défice", afirmou o ex-primeiro ministro.

Discursando em Paços de Ferreira para cerca de 600 militantes que participavam num jantar de homenagem aos autarcas locais, Passos Coelho recordou que em Junho de 2016 a diminuição do défice, face ao mesmo mês de 2015, era de 900 milhões. Um mês depois, acrescentou, esse valor diminuía para cerca de 500 milhões.

E prosseguiu: "Quando soubermos os números de Agosto, vamos ver a que velocidade é que este Governo está a convergir para o défice do ano passado e vamos ver se não o ultrapassa, porque, o que temos daqui para a frente, por decisão do Governo, é um crescimento mais lento, que vai gerar menos receitas fiscais, e vamos ter mais despesa, que o Governo também já decidiu".

Para o presidente do PSD, "uma vez que as coisas não estão a correr como planeado", exige-se ao Governo que "faça o próximo orçamento com um bocadinho mais de rigor" e que "possa apresentar aos portugueses, sem sofismas, sem habilidades, sem fazer de conta, sem joguinhos, aquilo que é realista e aquilo que se pode cumprir".

Muito aplaudido, o líder da oposição avisou depois a maioria de esquerda que suporta o Governo: "Não vale a pena andarem com conversa fiada, não vale a pena pensarem que tiram o cavalinho da chuva. São os partidos que suportam este Governo que têm a responsabilidade de apresentar e de aprovar um orçamento que vá ao encontro das necessidades dos portugueses e que solva as responsabilidades do Estado português".

Antes, Passos Coelho já tinha recordado que os dados sobre a execução orçamental até Julho apontam para uma diminuição de quase 230 milhões de euros, face a 2015, na despesa com investimento público.

"Onde estão todos aqueles que diziam que nós gastávamos pouco em investimento público, onde estão essas vozes no PS, no BE e no PCP, que se incomodavam, que achavam que era uma vergonha o Estado gastar tão pouco no investimento público", questionou depois, num tom de voz mais elevado.

Passos recordou até que o seu Governo, "que passou por tantas dificuldades", investira mais do que "um Governo que hoje se diz de esquerda em Portugal".

"Hoje temos um Governo que diz uma coisa e faz outra, diz que acabou a austeridade, que o investimento público é relevantíssimo, mas faz como muita da despesa pública, empurra com a barriga, disfarça e vai adiando, para poder dizer que está tudo bem", declarou.

Responsabilizando o Executivo do PS pela diminuição no investimento, do crescimento económico e das exportações, segundo Passos, por se ter revertido muitas reformas, o líder social-democrata perguntou se "alguém acredita que um Governo orientado por um pensamento comunista, bloquista ou socialista cria confiança nos investidores, atrai o investimento e promove a riqueza".

[actualizado à 01h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • este farsola
    29 ago, 2016 lx 19:57
    É o maior responsavel dos incendiarios politicos em Portugal! A politica do quanto pior melhor e da terra queimada é o seu lema!
  • Eborense
    28 ago, 2016 Évora 15:20
    Se o Sr. Costa e a 1ª Ministra Catrina não conseguirem reduzir o défice, depois do aumento de impostos que fizeram, o governo só tem um caminho. Demitir-se e o PR convocar eleições. E aí, se o PSD quiser ganhar essas eleições deverá substituir o Dr. Coelho por outro líder, porque com o Dr. Coelho a liderar, o PSD irá novamente para a oposição e desta vez, perdendo mesmo as eleições.
  • Pedro
    28 ago, 2016 Beja 12:57
    Mas este tipo não se manca? Com ele NUNCA nada bateu certo tirando a vez em que disse que iamos EMPOBRECER.
  • Otário cá da quinta
    28 ago, 2016 Coimbra 12:16
    Senhor JOÃO LOPES. O senhor tem toda a razão (!) quando diz que só os Marxistas podem acreditar que um Governo como este cria CONFIANÇA NOS INVESTIDORES ! Claro que não, dado que os investidores não passam de uns CHULOS DE QUEM TRABALHA, não é verdade? OLHE SÓ PARA OS EMPRESÁRIOS QUE CHULAM A MÃO DE OBRA DOS ESTAGIÁRIOS ! Será o sr. um desses CHULOS? E para acabar com esta conversa com gente onde não se chega a coisa nenhuma, só me resta dizer que estou admirado voçê também não dizer o seguinte: Cuidado com estes comunistas ( EU ATÉ NEM SOU COMUNISTA, ESTOU MARIMBANDO PARA OS BANDOS DOS PARTIDOS), que ELES ESTÃO A PREPARAR ISTO PARA COMEÇAREM A COMER CRIANCINHAS AO PEQUENO ALMOÇO E VELHINHOS AO JANTAR ! Eu sou um MODESTO OTÁRIO, mas o senhor será o quê ? UM XICO ESPERTO! Se o é, não lhe dou os meus parabéns, porque em geral estes fazem parte de um dos graus da oligofrenia.
  • Pedro
    28 ago, 2016 Lisboa 11:37
    Conversa à frente dos bois, no entanto sendo que o crescimento nas exportações não foi obra do PSD o decréscimo também nunca será de outro qualquer pois como sempre disse o dr. Irrevogável foi é sempre será dos empresários.
  • João Lopes
    28 ago, 2016 Viseu 11:09
    Só os marxistas podem acreditar «que um Governo orientado por um pensamento comunista, bloquista ou socialista cria confiança nos investidores, atrai o investimento e promove a riqueza". Portugal e os portu-gueses estão a ser empurrados pela geringonça social-comunista para o abismo da bancarrota, igual à oferecida pelo último governo socialista em 2011…
  • paulo
    28 ago, 2016 vfx 10:06
    Está tão "ressabiado"!,que só sabe destilar ódio,fala mal de tudo e de todos,será que no psd não haverá ninguém que se lhe oponha?Já era tempo de ajudar Portugal e o povo,mas pelos vistos.....nenhuma destas lhe passa pela cabeça.
  • ricardo silva
    28 ago, 2016 chaves 10:04
    Pelo amor da santa calem-me este homem
  • joao
    28 ago, 2016 lisboa 09:22
    Mais um ano até ao estouro, infelizmente...depois só espero que seja o Costa e companhia a continuarem a governar sobe as ordens da nova troika para ver se aprendem de vez a não prometer o que não podem e dar o que não têm...
  • Joao
    28 ago, 2016 Sesimbra 09:07
    Metem-lhe uma rolha que já não o posso ouvir!

Destaques V+