Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ANA. Greve da segurança afectou especialmente aeroporto de Lisboa

27 ago, 2016 - 23:54

As empresas de segurança estiveram este sábado em greve nos aeroportos nacionais. Houve atrasos em média de 90 minutos.

A+ / A-

A greve de 24 horas dos trabalhadores da Prosegur e da Securitas que fazem a segurança dos aeroportos portugueses está a afectar sobretudo o aeroporto de Lisboa, disse à agência Lusa fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

De acordo com Luís Sismeiro, o tempo de espera dos passageiros junto aos pontos de controlo raio-x era, às 18h30, de cerca de duas horas. Por causa da greve há menos pontos de controlo, o que faz aumentar o tempo de espera no acesso à zona de embarque.

"A segurança nunca foi posta em causa e apesar de já ter ouvido casos de passageiros que passaram sem controlo isso não é verdade, o controlo está a ser feito manualmente, mas um pouco mais à frente do local habitual. É precisamente por causa das questões de segurança que a demora é maior", disse a mesma fonte da ANA.

Contactada pela Lusa, Carina Correia, da transportadora aérea TAP, referiu que até às 18h30 não havia registo de voos cancelados, mas os atrasos nas partidas rondavam os 90 minutos.

Sem especificar números, a mesma fonte admitiu que a TAP já recebeu pedidos de ajuda de passageiros para remarcação de viagens por não terem conseguido apanhar o voo inicialmente marcado, precisamente por causa dos atrasos nos pontos de controlo.

"Estamos a tentar minorar o tempo de espera nas filas, oferecendo águas e 'snacks'", disse Carina Correia.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que fazem o controlo raio-x de bagagem de mão, passageiros e funcionários dos aeroportos, cumprem hoje uma greve de 24 horas, marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação de Empresas de Segurança para a celebração de um novo contrato colectivo de trabalho.

A Lusa tentou, sem sucesso, junto do sindicato obter dados actualizados sobre a adesão dos trabalhadores a esta greve. Até ao início da tarde, a greve teve uma adesão de 80% em Lisboa e mais de 50% por cento nos aeroportos de Faro e do Porto.

No caso dos aeroportos do Funchal, Porto Santo e Ponta Delgada, o sindicato não tinha informação disponível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anderson
    30 ago, 2016 lisboa 18:08
    atraso de 90 minutos tas a brincar estive por mais de 5 horas a tentar embarca não tivemos qualquer assistência por parte do aeroporto e muito menos das companhia um grande falta de respeito fora os prejuízo que tive hotel pagos companhia fala que não e culpa dela e não vai reembolsa os bilhete gostaria de saber que direitos temos nesse pais
  • Jose
    29 ago, 2016 Terceira 18:19
    Estes Srs. só prejudicaram quem não merece ser prejudicado, o consumidor/cliente. Cheguei ao aeroporto 3 horas antes do voo, estive 5 horas na bicha de embarque e perdi o voo, depois somei mais 3 nos transferes, acabando por dormir no aeroporto. Quando cheguei ao destino tenho 2 bagagens perdidas que ainda não apareceram. Há algum direito laboral que justifique isto ? Metam as forças de segurança a fazer segurança. A mim e a milhares de pessoas isto só deu imagem de um país triste e sem capacidade para gerir crise. A TAP diz que a culpa não é deles.. afinal a quem compramos as passagens, não é à companhia aérea ?
  • CARLOS MANUEL
    28 ago, 2016 LARANJEIRO 15:02
    Coitadinho !! Que pena. Parece que no Rio ou seja no aeroporto da mesma cidade não existam GREVES !!
  • Blanca
    28 ago, 2016 lisboa 14:34
    Nunca na minha vida tinha visto coisa igual!! 5horas na fila, empurroes, sem poder sair para ir a casa de banho! Sem agua sem comida... Drama é pouco para descrever o que se viveu la ontem. Rios de pessoas, sem informacao alguma sobre o que ia acontecer. Eu pessoalmente quase tive um ataque de ansiedade quando cheguei ao embarque e a señora a minha frente quase desmaia... Sem comentarios a pouco preparacao da ANA e cias aereas.
  • Leonardo
    28 ago, 2016 Leblon/Rio de Janeiro 07:34
    Passei duas horas na fila do controle de segurança para, em seguida, perder meu voo. Depois, mais de 1 hora na fila da Tap para remarcar. Pessoas desesperadas, algumas furando filas. Enlouquecedor. Assim como eu perdi meu final de semana na Itália com minha família que me esperava lá, imagino que muitas outras pessoas foram prejudicadas. Entendo que os profissionais de segurança pleiteiem melhores condições, mas algo como o ocorrido ontem deve ser o último, realmente o último, dos recursos. Veja o impacto na vida de tantas pessoas. Dialoguem primeiro. Negociem.

Destaques V+