Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peniche. Surfistas ajudam velejador alemão encalhado na praia

27 ago, 2016 - 11:37

O "Tabaluga" encalhou na sexta-feira a norte da praia da Alfarroba, na Baía de Peniche. Embarcação já foi desencalhada e rebocada para o porto.

A+ / A-

O veleiro "Tabaluga", que se encontrava encalhado na Praia da Alfarroba, foi rebocado este sábado para o porto de Peniche, onde vai ficar ancorado.

"As manobras de remoção iniciaram-se às 23h00 de ontem [sexta-feira], com máquinas de empresas locais a fazerem remoção de areia, depois da preia-mar, para que na subida da maré pudesse entrar agua e a embarcação fosse rebocada", explicou à agência Lusa o Capitão do Porto de Peniche, Marco Serrano Augusto.

Depois de aproado ao mar o veleiro, com cerca de 15 metros e bandeira alemã, começou, às 9h30 a ser rebocado para o Porto de Peniche, onde o rebocador "Tinita" o deixou uma hora depois.

De acordo com o Capitão do Porto, o veleiro "vai ser sujeito a nova verificação da sua integridade" para que o seu tripulante, um homem de 72 anos, de nacionalidade alemã, "possa voltar a navegar".

O veleiro "Tabaluga" encalhou na manhã de sexta-feira na areia, a norte da praia da Alfarroba, na Baía de Peniche, tendo sido auxiliado por meios da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, o piquete do comando-local da Polícia Marítima de Peniche e os Bombeiros Voluntários de Peniche.

O velejador alemão abandonou pelos próprios meios a embarcação, com auxílio do pessoal do ISN e alguns surfistas, tendo sido assistido na praia pelos bombeiros e transportado para o hospital de Peniche, "bem de saúde, apenas com alguns sinais de hipotermia", afirmou na altura o comandante da capitania.

Segundo a capitania a estanquidade da embarcação esteve sempre está garantida, não tendo existido perigo de poluição ou riscos para a navegação de outras embarcações.

As causas do acidente estão ainda a ser apuradas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+