Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Raios ultravioleta atacam em força este fim-de-semana

27 ago, 2016 - 10:27

Recomenda-se o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protector solar.

A+ / A-

A maior parte do território de Portugal Continental e das ilhas apresenta este sábado um risco "muito elevado" de exposição à radiação ultra violeta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, as regiões de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Évora, Portalegre, Santarém, Lisboa, Sines e Beja apresentam risco "muito elevado", bem como a ilha da Madeira e as ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores.

Viana do Castelo, Braga, Coimbra, Leiria, Sagres e Faro têm risco "elevado" e o Porto risco "moderado".

Para as regiões com risco “muito elevado” e “elevado”, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é “baixo”, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+