Tempo
|
A+ / A-

Greve. TAP pede a passageiros que cheguem quatro horas antes ao aeroporto

27 ago, 2016 - 09:42

Trabalhadores das empresas de segurança Prosegur e Securitas que trabalham nos aeroportos portugueses iniciaram à meia-noite uma greve de 24 horas.

A+ / A-

Os trabalhadores das empresas de segurança dos aeroportos estão em greve este sábado e a TAP está a pedir aos passageiros para chegarem com mais antecedência aos aeroportos. No caso de Lisboa, devem chegar quatro horas antes do embarque.

A ANA admite alguns problemas, já que estes trabalhadores asseguram o raio-x da bagagem de mão, o controlo dos passageiros e também dos próprios trabalhadores dos aeroportos.

Os trabalhadores das empresas de segurança Prosegur e Securitas que trabalham nos aeroportos portugueses iniciaram à meia-noite uma greve de 24 horas, sem haver acordo quanto aos serviços mínimos.

Para o aeroporto de Lisboa foram pedidos 117 trabalhadores, dos 175 trabalhadores habituais, o que corresponde a 66,9%, e no Porto foram pedidos 47 dos 59 trabalhadores, o que equivale a 79,7%, referiu como exemplo Carlos Trindade, coordenador do Sindicato das Atividades Diversas (STAD).

Na origem desta greve estão, segundo o sindicato, a negociação de um contrato colectivo de trabalho para os Assistentes de Portos e Aeroportos (APA) sem qualquer regime de flexibilização da organização dos tempos de trabalho, a criação de uma carreira profissional e "a tomada de medidas urgentes" no âmbito de saúde e segurança no trabalho.

Para o STAD, o conflito laboral tem a ver com a falta de condições de trabalho e baixos salários dos trabalhadores da segurança privada.

Durante a manhã os trabalhadores em greve vão estar concentrados no aeroporto de Lisboa, contando com a presença do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+