Tempo
|
A+ / A-

Turquia "liga continentes através da ponte"

26 ago, 2016 - 21:52

Erdogan tenta normalizar a situação no país depois do golpe de estado falhado em Julho.

A+ / A-

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirma que a Turquia continua a ligar continentes, antes de cortar a fita que marcou a inauguração da terceira ponte do Bósforo, que liga a Europa à Ásia.

"Estamos na Europa e vamos chegar à Ásia por mar, pela terceira vez", disse o chefe de Estado turco, sublinhando que a Turquia "liga continentes através da ponte", situada em Istambul.

Para Recep Tayyip Erdogan, a inauguração da ponte é também uma oportunidade para um breve momento de glória na Turquia, após a fracassada tentativa de golpe de Estado em Julho.

Nos últimos anos, o Presidente turco multiplicou os grandes projectos de urbanização. "A Turquia vai estar numa posição diferente" com aqueles ambiciosos projectos", prometeu o chefe de Estado ao inaugurar a ponte.

A terceira ponte do Bósforo insere-se numa série de grandes obras desejadas pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan para construir uma "nova Turquia", nas quais os seus detractores vêem uma "mania das grandezas".

Com este projecto de envergadura - perto de 900 milhões de dólares (798 milhões de euros), a maior ponte suspensa do mundo com circulação rodoviária e ferroviária - Erdogan quer deixar uma nova marca na história da Turquia moderna.

A nova ponte no Bósforo (as duas anteriores são de 1973 e 1988) tem o nome do sultão Yavuz Selim, que conquistou uma grande parte do Médio Oriente nos oito anos em que dirigiu o Império Otomano no século XVI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+