Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo disponibiliza milhões para prevenir cheias

26 ago, 2016 - 18:51

Treze municípios candidataram-se. A maior parte das verbas vai ser utilizada na bacia do Mondego.

A+ / A-

O Governo vai avançar com 46 milhões de euros para prevenir cheias e a maior fatia vai para a bacia do Mondego.

O Ministério do Ambiente recebeu 11 candidaturas para os 50 milhões de euros que decidiu alocar às zonas ribeirinhas para adaptação às alterações climáticas.

Os projectos, que englobam 13 municípios, não esgotam a verba disponibilizada, ficando pelos 46,3 milhões de euros.

A maior intervenção será na bacia do rio Mondego, onde a despesa deve chegar aos 19 milhões de euros, o que inclui o desassoreamento do rio junto à cidade de Coimbra.

De acordo com um comunicado do Ministério do Ambiente, Loures, com projectos de quase 11 milhões, Setúbal e Águeda são os outros principais municípios a concorrer a estes fundos.

As candidaturas devem ser aprovadas dentro de dois meses devendo as obras começar de imediato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigues
    27 ago, 2016 Aveiro 07:45
    Será que algum dos projetos considera o mais importante que é assegurar a montante dos cursos de água, riachos, ribeiros, e rios, a necessárias e convenientes zonas de espraiamento/alagamento como forma de retenção evitando assim a chegada repentina às zonas baixas? E a manutenção dos chamados leitos de cheia que eram no passado obrigatórios de mais ou menos 50 metros para cada lado dos rios?

Destaques V+