Tempo
|
A+ / A-

Dez perguntas e respostas sobre as ilhas Selvagens

26 ago, 2016 - 17:27 • Joana Bourgard

Sabia que as Selvagens foram propriedade de uma família madeirense? Que são a primeira reserva natural do país? Que é possível visitar estas ilhas onde vive a maior comunidade de cagarras do mundo? Saiba mais sobre o território mais a sul de Portugal, alvo de disputa com Espanha.

A+ / A-

O que são e onde ficam as Selvagens?

As ilhas Selvagens são um sub-arquipélago da Madeira composto por duas ilhas maiores – a Selvagem Grande e a Selvagem Pequena – e oito ilhéus. São as ilhas mais a sul do território português, localizadas a 250 quilómetros do Funchal e a 165 quilómetros das espanholas ilhas Canárias. Distam 250 quilómetros do continente africano e mil quilómetros do continente europeu. Têm 2,73 quilómetros quadrados de área, quase três vezes mais do que o arquipélago das Berlengas.

Quando foram descobertas?

Foram os irmãos Pizzigani que descobriram as ilhas em 1394, mas foi o navegador português Diogo Gomes de Sintra que as baptizou como ilhas Selvagens, em 1438. Pertenceram aos Caiados, uma família madeirense, antes de terem sido vendidas ao banqueiro Rocha Machado em 1904. Na década de 60, Alexander Zino, um naturalista inglês a viver na Madeira interessou-se pelas ilhas e pela protecção das cagarras que as colonizam. Zino tentou comprar as ilhas com a ajuda do Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla inglesa) mas foi o Estado português que comprou as ilhas em 1971, onde instituiu a primeira reserva natural de Portugal.


VEJA A REPORTAGEM MULTIMÉDIA "As Selvagens estão mais civilizadas"




O que são as cagarras e que ligação têm com as ilhas?

Nas Selvagens vive a maior colónia de cagarras do mundo. A cagarra é uma ave marinha migratória que, entre os meses de Março e Setembro, se instala nas ilhas para nidificar. Até à década de 70 do século XX, os direitos de caça das ilhas eram vendidos a caçadores que saíam do Funchal em Setembro para caçar os juvenis de cagarra antes que partissem para a África. Quando as ilhas foram classificadas como reserva natural, estas aves, que põem apenas um ovo por ano, conseguiram estabilizar a população em cerca de 30 mil casais, que agora habitam o arquipélago durante o verão.

As Selvagens são habitadas?

Por ser parte do Parque Natural da Madeira, as Selvagens são habitadas em permanência por dois vigilantes da Natureza, que vivem numa casa na Selvagem Grande. Desde Agosto de 2016, como testemunhou a reportagem da Renascença, a população duplicou e vivem também na mesma ilha dois elementos da Polícia Marítima, num novo posto construído para o efeito. A partir de Setembro, junta-se-lhes um elemento da Capitania do Funchal.

As ilhas têm recursos naturais?

A exploração científica dos fundos marinhos nacionais é ainda diminuta e estes estão fracamente caracterizados. Os dados e conhecimento que foram sendo obtidos ao longo dos anos, através de campanhas de investigação científica e nos cruzeiros dedicados do Projecto de Extensão da Plataforma Continental, permitem, no entanto, antecipar um vasto potencial para os diferentes recursos existentes na plataforma continental de Portugal.

Porque é que Espanha quer o mar das selvagens?

As ilhas Selvagens situam-se mais perto de território espanhol (ilhas Canárias) do que do português (Madeira). Não há dúvida que as ilhas são portuguesas e Espanha não quer conquistar as Selvagens, mas os nossos vizinhos têm vindo a mostrar interesse nas águas à volta do sub-arquipélago madeirense.

Na sequência da proposta do Projecto de Extensão da Plataforma Continental, apresentado por Portugal às Nações Unidas, Espanha objectou, colocando em causa o estatuto de ilha sobre as Selvagens. A objecção foi entretanto retirada em 2015. Se as Selvagens passassem a ser consideradas rochedos, Espanha ficaria com mais 74 milhas marítimas de Zona Económica Exclusiva (ZEE) à volta das ilhas.

Porquê ilhas e não rochedos?

A distinção entre as duas designações é subtil: para que determinada formação rodeada de água seja considerada rochedo, e não uma ilha, deve demonstrar-se que a mesma, por si só, não se presta à habitação humana ou à vida económica.

O facto de as Selvagens não serem habitadas não significa que devam, apenas por essa razão, ser consideradas rochedos, uma vez que o relevante não é serem habitadas ou terem actividade económica em concreto, mas sim haver, em abstracto, a susceptibilidade de serem habitadas e de se desenvolver uma actividade económica.

Na prática, se as Selvagens fossem consideradas rochedos, Portugal teria direito a apenas 12 milhas a partir da costa. Hoje, e enquanto as Selvagens têm estatuto de ilha, Portugal tem direito a uma ZEE de 200 milhas, embora na prática tenha apenas 82 milhas, uma vez que as ZEE de Portugal e Espanha se sobrepõem, por causa das Canárias.

Qual a diferença entre Zona Económica Exclusiva e Plataforma Continental?

A Zona Económica Exclusiva corresponde à área situada além do mar territorial, cuja extensão pode ir até às 200 milhas marítimas. A ZEE compreende a coluna de água e o fundo do mar (solo e o subsolo das áreas submarinas). Portugal tem a terceira maior da União Europeia.

A Plataforma Continental compreende apenas a solo e subsolo (e não a coluna de água), em toda a extensão do prolongamento natural do seu território terrestre, até ao bordo exterior da margem continental.

O que é o Projecto de Extensão da Plataforma Continental Portuguesa?

A proposta portuguesa para extensão da plataforma continental, apresentada às Nações Unidas, prevê que Portugal ganhe mais de dois milhões de quilómetros quadrados. Dessa forma, o território português passaria a ser constituído por mar em 97%.

Posso visitar as Selvagens?

O acesso à Reserva Natural das Ilhas Selvagens é efectuado por mar, sendo apenas permitido quando devidamente autorizado e credenciado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Mais informações no site do Serviço do Parque Natural da Madeira.

Desde Agosto de 2016, é também possível consultar as previsões meteorológicas nas Selvagens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paula
    08 set, 2016 Funchal 13:45
    As Selvagens distam 296 kms do Funchal, porque ficam situadas a 160 milhas NÁUTICAS e não milhas terrestres a sul do Funchal como, infelizmente, a maior parte das pessoas viu em diversas reportagens.
  • Monica Albuquerque
    29 ago, 2016 Lisboa 11:19
    Parabéns pelo texto publicado! Cabe-me apenas informar que não existe Extensão da Plataforma Continental com base no território das Ilhas Selvagens. A Submissão Portuguesa foi entregue nas Nações Unidas em Maio de 2009 e aguarda análise por parte da Comissão de Limites da Plataforma Continental e não prevê Extensão na zona das Ilhas Selvagens (ver link com mapa). Mais informações em http://www.emepc.pt e o mapa pode ser consultado em: http://www.emepc.pt/images/pdf/MapaPortugaleMar.pdf

Destaques V+