Tempo
|
A+ / A-

Sismo em Itália. Refugiados doam senhas de alimentação às vítimas

26 ago, 2016 - 13:47

A mais recente actualização do violento terramoto que abalou o centro de Itália, na quarta-feira, é de 281 mortos e 388 feridos. Mas o mundo e o país uniram-se em redor de uma causa.

A+ / A-
Refugiados estão a ajudar italianos afectados pelo sismo. Alguns nem sabiam o que era um terramoto
Refugiados estão a ajudar italianos afectados pelo sismo. Alguns nem sabiam o que era um terramoto

Uma onda de solidariedade invadiu Itália. Depois do forte terramoto que devastou a região central do país começaram logo a chegar centenas de doações e voluntários às cidades afectadas. Os refugiados também não ficaram de fora.

Logo no dia que se seguiu ao desastre natural, um grupo de refugiados em Itália também resolveu ajudar de uma forma simbólica. O centro de acolhimento SPRAR no sul da Itália alberga cerca de 75 refugiados. Por dia, recebem um vale no valor de dois euros para pequenas compras como roupa ou alimentos.

O grupo decidiu doar o vale diário às vítimas da tragédia. O coordenador do centro, Giovanni Maiolo disse à BBC Brasil que “a soma não será alta.” “É um acto simbólico, mas muito importante porque são justamente os refugiados que com isto mostram que somos todos iguais, independentemente da cor ou da nacionalidade”.

Segundo relatos, nas redes sociais, dos moradores de uma das zonas mais afectadas, em Amatrice, alguns refugiados na região ajudaram durante toda a noite nos resgates. Outros 20, refugiados num centro em Monteprandone partiram para trabalhar como voluntários em Amandola, uma cidade a 55 quilómetros atingida também pelo terremoto.

Na quinta-feira decorreu o sorteio do Totoloto que não teve nenhum totalista. Há 129 milhões de euros de jackpot, um valor que pode ser revertido na totalidade para a reconstrução das zonas afectadas pelo terramoto. A ideia partiu de um grupo de italianos que pediu ao governo que pondere essa possibilidade.

A proposta circula nas redes sociais e até há uma petição a circular na internet.

A Cruz Vermelha deslocou para Itália 420 voluntários e funcionários para ajudar nas operações de resgate, coordenadas pela Protecção Civil Italiana.

Segundo o comité da Cruz Vermelha, em Aquila, a cada hora aumentam os telefonemas de pessoas a perguntar como podem fazer doações para ajudar as vítimas. No portal da entidade já está disponível um número de conta bancária para doações.

Na quarta-feira, a Avis Roma, Associação de Dadores de Sangue Italiana lançou um apelo para a doação, que foi divulgado em massa pelos italianos no Twitter. Rapidamente os cidadãos acederam ao pedido que permitiu manter a situação controlada segundo declarações no Twitter do Presidente da instituição, Vincenzo Saturni.

O sismo de 6,2 graus na escala de Richter fez, pelo menos, 281 mortos e 388 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Almerinda Paulino
    26 ago, 2016 Porto Portugal 22:33
    Estamos unidos neste momento de dor .Ficaria muito feliz se o valor do euro milhões fosse canalizado para este fim.rezo por todos
  • Imota
    26 ago, 2016 Porto 19:10
    Todas as ajudas são importantes e os gestos simbólicos valem muito mais que a sua importância pecuniária, agora o que é triste é perceber que há pessoas que mesmo perante gestos de solidariedade só pensam mesquinhamente.De certeza que nunca vão precisar de ninguém.
  • Carlos Reis
    26 ago, 2016 Coimbra 16:11
    Um gesto de uma nobreza enorme que só os pobres podiam praticar, porque os ricos estão à espera de ver se ganham algum com a "candonga" que vai surgir agora.
  • João
    26 ago, 2016 Torres Vedras 15:14
    Doam? e quem lhes doou a eles? não foram os italianos? doam o que não lhes pertence, certo? continuem com a propaganda pró-refugiadista, força nisso.

Destaques V+