Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há três grupos sanguíneos com reservas em baixo

26 ago, 2016 - 10:30

Presidente do Instituto do Sangue diz que indicadores não são preocupantes, mas apela às dádivas.

A+ / A-

O site do Instituto Português do Sangue alerta que as reservas dos grupos O-, B- e AB- só chegam para quatro dias.

À Renascença, o presidente do instituto rejeita alarmismos, pois conta que os valores sejam repostos novamente durante o fim-de –semana. “Sábado e domingo são os nossos dias de grande colheita”.

Hélder Trindade sublinha, contudo, que o O- é sempre um grupo problemático e deixa um apelo: “Aproveito para voltar a lembrar a todas as pessoas que são O- que vejam no site onde há colheitas. Seria uma óptima oportunidade para fazer as suas dádivas”.

Os restantes grupos sanguíneos 0+, A+, A-, B+ e AB+ encontram-se com reservas suficientes para as necessidades aproximadamente sete dias, não provocando grandes preocupações.

“Ao nível nacional, comparativamente ao ano passado, temos cerca de mais mil unidades. É um Verão que eu diria tranquilo”, afirma.

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) tem agendadas para Setembro oito sessões de colheitas nas seguintes datas: 7, 9 , 14, 21 e 28, das 16h00 às 20h00; 3, 17 e 24 das 9h00 às 13h00. Todas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago. Mas dia 31 de Agosto também vai decorrer uma sessão entre as 16h00 e as 20h00 no Posto Fixo.

Quem pode doar sangue?

Todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos, segundo informação do SNS.

A doação pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.


Veja onde dar sangue




Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • transmontano
    26 ago, 2016 tras os montes 14:21
    se eu der sangue , como posso ter a certeza que não o vão vender depis, no mercado do sangue , ou como foi descrito na máfia do sangue , como ja aconteceu ??
  • Carlos Alberto
    26 ago, 2016 14:19
    Quanto ao meu contributo, estou em fim de carreira porque faço 65 anos daqui a meia dúzia de meses. Mais uma ou duas dádivas e "reformo-me" com o sentimento do dever cumprido. Já quanto à reforma própriamente dita, só daqui a 18 meses. Tristeza.
  • Paulo
    26 ago, 2016 Maia 11:12
    Vivemos num país em que tudo se paga. Não entendo porque se continua a pedir para dar sangue!!!!

Destaques V+