Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA

Liga dos Campeões vai facilitar (ainda mais) o acesso aos "tubarões"

26 ago, 2016 - 10:15

As quatro maiores ligas europeias (actualmente Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália) passarão a colocar directamente, cada uma, os seus primeiros quatro classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões. Menos equipas de ligas menores chegarão aos grupos, já que terão de lutar entre si por um menor número de vagas.

A+ / A-

A Liga dos Campeões vai sofrer alterações profundas, a partir da época 2018/19. Os "tubarões" vão ter acesso facilitado à fase de grupos da maior prova europeia de clubes, com as ligas menores a verem as suas vagas reduzidas.

A UEFA anunciou, esta sexta-feira, mudanças significativas na Liga dos Campeões. As quatro maiores ligas europeias (correntemente Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália) passarão a colocar directamente, cada uma, quatro equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões.

A título de exemplo, a Roma, terceira classificada da Serie A na última época, foi eliminada, no "play-off", pelo FC Porto, mas com este novo formato, teria vaga garantida já nos grupos.

Metade (16) dos 32 lugares na fase de grupos passarão a ser ocupados pelas quatro ligas europeias mais cotadas, deixando menos espaço para ligas menores. Isto significa que menos equipas de ligas menores chegarão aos grupos, uma vez que terão de lutar entre si por um menor número de vagas.

O modelo actual define que Espanha, Alemanha e Inglaterra e Itália, as três ligas mais cotadas, põem directamente, cada uma, três equipas na fase de grupos da Liga milionária, com os seus quartos classificados a disputar o "play-off" por um quarto lugar. A quarta liga mais cotada, Itália, tem dois lugares garantidos na fase de grupos, mais um no "play-off".

Segundo fontes da agência "Reuters", a UEFA chegou a considerar, ainda, lugares cativos para certos grandes clubes, face ao facto de alguns "tubarões" europeus, como o Manchester United, Liverpool, Inter de Milão e AC Milan, não terem conseguido garantir uma vaga na Liga dos Campeões, devido a prestações pobres nas respectivas ligas.

Para as equipas portuguesas, esta alteração traduz-se num acesso dificultado à fase de grupos da prova milionária, uma vez que Portugal é apenas a sétima liga mais cotada da UEFA.

As alterações surgem em virtude de os maiores clubes da Europa terem discutido uma Super Liga, possivelmente até sem a autorização da UEFA.

Giorgio Marchetti, director de competições da UEFA, disse aos jornalistas que o formato em si fica igual, com a fase de qualificação (pré-eliminatórias mais "play-off"), seguida da fase de grupos e da fase a eliminar. Marchetti revelou, ainda, que o número de vagas para os campeões de ligas menores, na fase de grupos, será reduzido de cinco para quatro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fields
    26 ago, 2016 Lx 16:40
    É a máfia do futebol a mexer os cordelinhos e as marionetas a mexer...
  • Bernardo Fonseca Vie
    26 ago, 2016 Coimbra 14:59
    Porque é que os outros países, sendo em maior número não se impõem. Deixem os outros quatro a jogar sozinhos.
  • Chico
    26 ago, 2016 Lisboa 14:26
    Há muitos e muitos anos que a "LC" vem sendo adaptada aos chamados "grandes", ou mais concretamente aos "novos ricos". Desde todos os precedentes para entrar na prova, os lugares de acesso constantemente alterados baseados em critérios duvidosos, a moda do "ranking" ou das cotações das ligas, os sorteios com os potes e coeficientes de participação onde equipas do mesma liga não se cruzam para depois na fase a eliminar haverem equipas das mesmas ligas a defrontarem-se repetidamente (talvez seja mais rentável nessa fase da competição...digo eu...), enfim...sou grande adepto de futebol e em particular de um clube mas cada vez menos me identifico com o futebol actual... As caras mudam mas as ideias monopolizadas continuam bem firmes...
  • Nuno
    26 ago, 2016 Coimbra 14:18
    Uma vergonha! UEFA = corrupção! A UE na sua globalidade está condenada. Em vez de puxarmos pelos menores para crescerem também, pisamo-los e banimo-los...
  • Lombriga
    26 ago, 2016 LISBOA 13:49
    Melhor ainda... Os Tubarões, depois de eliminados dos Grupos ainda vão parar á Liga Europa! É como os Governantes. Primeiro no Governo e depois vão para os tachos!
  • Alberto Sousa
    26 ago, 2016 Portugal 13:25
    O poder dos direitos televisivos e do submundo empresarial em ação. O futebol, que acima de tudo devia ser arte, transformado num simples negócio, milionário é certo, mas não mais do que isso.
  • Santos
    26 ago, 2016 Moita 12:40
    É como o governo...Os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres....
  • Açoreano
    26 ago, 2016 Açores 12:38
    Por este ordem de ideias da UEFA, os clubes tubarões (ex. Barcelona, Real Madrid, etc..) só entram nas eliminatórias.......louvado é tal a corrupção no futebol.......
  • Manel Fernandes
    26 ago, 2016 Alverca 12:30
    Vem na linha dos outros setores ! os ricos cada vez mais ricos ! são as novas democracias !!!
  • Hugo
    26 ago, 2016 lisboa 12:16
    Para serem justos mudem-lhe o nome tb, não faz sentido algum continuar a chamar a esta competição liga dos campeões europeus!

Destaques V+