Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Camião-bomba explode junto a esquadra turca. Há 11 mortos e 78 de feridos

26 ago, 2016 - 08:16

São sucessivos os ataques a alvos policiais, mas o último foi levado a cabo num casamento e o bombista suicida seria uma criança.

A+ / A-
Camião-bomba explode junto a esquadra turca. Há 11 mortos e 78 de feridos
Camião-bomba explode junto a esquadra turca. Há 11 mortos e 78 de feridos

Um camião armadilhado explodiu esta sexta-feira junto a uma esquadra da polícia na cidade turca de Cizre, no sudeste do país. As últimas informações, avançadas pela televisão estatal, dão conta de, pelo menos, 11 mortos (todos polícias) e 78 de feridos (três dos quais civis).

O ataque acontece dois dias depois de a Turquia ter iniciado uma incursão de grande escala contra o Estado Islâmico e a milícia curda na Síria. Cirze fica na província Sirnak, que faz fronteira com a Síria e com o Iraque e cuja população é, na sua maioria, curda.

As imagens transmitidas pelas televisões internacionais mostram grandes colunas de fumo e um armazém de três andares completamente destruído.

Para já, o atentado não foi reivindicado, mas a agência estatal Anadu atribui a responsabilidade ao PKK, o partido radical curdo. O PKK luta por mais independência e desde 1984 que se lançou na luta armada contra o Estado turco, que o classifica como grupo terrorista.

Desde então, já morreram mais de 40 mil pessoas, a maioria das quais de origem curda.

A Turquia tem sido palco de vários ataques mortíferos, o último dos quais levado a cabo durante um casamento, matando 51 pessoas, entre as quais uma criança entre os 12 e os 14 anos.

O presidente turco atribuiu a responsabilidade ao autoproclamado Estado Islâmico, que tem sido apontado como responsável por outros ataques com alvos curdos, com o objectivo de inflamar tensões étnicas na Turquia.

Atentado em casamento turco mata 51. Bombista suicida seria criança
Atentado em casamento turco mata 51. Bombista suicida seria criança
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lurdes
    26 ago, 2016 Leiria 11:01
    Uma criança! :(
  • João
    26 ago, 2016 Lisboa 10:15
    Para o porco que se apoderou da Turquia, tudo é culpa dos curdos! Este canalha quer exterminar este povo. Agora ps apoiantes de árabes que atacam Israel, calam-se! Destes não se lembram porque convém é atacar apenas Israel e defender assassinos!
  • Dr Xico
    26 ago, 2016 Lisboa 09:58
    Mas esta malta dos véus e burkas não eram todos santos?? que seguem à risca o Islão, estudam em Madrassas onde se ensina o modo de vida do Profeta. Se calhar isto dos carros e pessoas a rebentarem faz parte da: bondade, tolerância, amor entre povos, aceitação das diferenças. BEM HAJAM

Destaques V+