Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo em Itália

Resgatadas 238 pessoas dos escombros. Número de mortos volta a subir

26 ago, 2016 - 07:55

Entre as vítimas mortais estão, pelo menos, oito estrangeiros, um dos quais de nacionalidade espanhola. Esta sexta-feira, realizam-se os primeiros funerais.

A+ / A-

Veja também:


A mais recente actualização do violento terramoto que abalou o centro de Itália, na quarta-feira, é de 281 mortos e 388 feridos. Na conferência de imprensa desta sexta-feira de manhã, a Protecção Civil fala em mais de 900 réplicas desde o primeiro sismo.

“No que respeita aos números da actividade sísmica desde o início do terramoto, foram registadas 928 réplicas. Desde a meia-noite de hoje – ou seja, desde as zero horas, foram registadas 57 réplicas, entre elas a de 4.8, um sismo de magnitude importante e que foi sentido às 6h28 desta manhã”, referiu a porta-voz da Protecção Civil.

Segundo Immacolata Postilgione, as equipas continuam a trabalhar em contra-relógio para resgatar o maior número possível de pessoas com vida. Já foram tiradas dos escombros 238 pessoas com vida.

Quanto ao balanço das vítimas mortais, o número inclui oito cidadãos estrangeiros, pelo menos. De acordo com a agência France-Presse (AFP), que cita vários órgãos de comunicação social, morreram três britânicos (um dos quais um jovem de 14 anos que vivia em Londres e estava a passar férias com a família em Amatrice), dois romenos (há também quatro pessoas de nacionalidade romena entre os feridos), uma mulher espanhola (de 25 ou 26 anos e que se encontrava na vila Illica com o seu marido italiano), um canadiano e um salvadorenho.

Esta sexta-feira, realizam-se os primeiros funerais na região de Pescara del Tronto.

As cerimónias prosseguem no sábado, em Ascoli, onde o Presidente da República, Sergio Mattarella, já anunciou que irá estar presente.

Património destruído

Amatrice é uma das localidades mais afectadas pelo sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter, sentido na madrugada de quarta-feira. A região do centro de Itália tem um património histórico muito importante, que o terramoto destruiu. Há pelo menos 293 bens culturais completamente danificados.

O estado de emergência foi decretado e o Governo disponibilizou um primeiro pacote de ajuda de 50 milhões de euros, destinados a devolver, o mais depressa possível, normalidade às populações afectadas, afirmou na quinta-feira o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

[Actualizado às 23h16 de dia 26 de Agosto]

Sismóloga: "Réplicas podem durar semanas"
Sismóloga explica a fragilidade do centro de Itália
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+