Tempo
|
A+ / A-

Manifestação anti-touradas frente a instalações da RTP

26 ago, 2016 - 01:02

Protesto organizado pelo PAN juntou várias dezenas de pessoas em Lisboa e Vila Nova de Gaia.

A+ / A-

Dezenas de pessoas participam na noite de quinta-feira em manifestações em frente à RTP em Lisboa e em Vila Nova de Gaia contra a transmissão televisiva de touradas e em defesa dos animais.

A iniciativa partiu do PAN - Pessoas Animais Natureza que, sob o lema "Pelos touros, pelos cavalos, pela protecção da sensibilidade das crianças, pela dignidade e respeito por todos os portugueses", conseguiu reunir cerca de meia centena de pessoas em frente ao edifício da RTP de Lisboa e várias dezenas em Vila Nova de Gaia.

"Gente bem formada não vê touradas" foi uma das frases ditas aos megafones pelos manifestantes que estavam em frente à sede da RTP, em Lisboa.

Muitos destes manifestantes já tinham estado em frente ao Campo Pequeno, onde às 22h00 começou um evento tauromáquico que está a ser transmitido pela RTP.

Em Vila nova de Gaia, a manifestação foi silenciosa e a razão dos protestos era conhecida apenas pelos cartazes empunhados pelos manifestantes.

"Não é admissível que uma estação pública continue a transmitir este tipo de programas. As touradas já não fazem sentido por si e muito menos sentido faz serem transmitidas. A agravar a situação está o horário escolhido para a transmissão, quando as crianças ainda estão acordadas", criticou Diana Vianez, da comissão política nacional do PAN, em declarações à Lusa.

Diana Vianez disse ainda que a opção não pode estar relacionada com as audiências, uma vez que, alegou, "as audiências são baixíssimas".

Em Lisboa, o discurso repete-se: "Esta é uma manifestação contra um ato pouco civilizado que infringe um sofrimento enorme a animais e que é doentio. Numa sociedade progressista, os animais não devem ser usados de qualquer forma e o Estado não deve este tipo de espectáculo", disse à Lusa André Azevedo, da comissão política nacional do PAN.

André Azevedo e Diana Vianez disseram ainda que a maioria das queixas que o Provedor da RTP já recebeu dizem respeito a touradas - "cerca de 15 mil queixas" - e que o Comité de Direitos das Crianças da ONU já veio dizer que Portugal devia alterar a legislação para que as crianças não pudessem assistir nem participar nestes espectáculos.

Este ano, o PAN apresentou no Parlamento três projectos de lei com vista a proibir a RTP de transmitir touradas, impedir o financiamento público e proibir menores de 18 anos de participar no espectáculo. "Foram todas chumbadas", recordou Diana Vianez, acrescentando que o partido, com apenas um deputado eleito, decidiu optar por mobilizar a opinião pública para esta causa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Z
    26 ago, 2016 Évora 10:26
    É bem. Por mim que continuem a existir touradas, mas que os organismos públicos deixem de transmitir, bem como o uso de dinheiros públicos para esse fins
  • Rodolfo Dias
    26 ago, 2016 Sertã 10:16
    Estas manifestações são sintoma da paneleiragem que hoje em dia assume grandes proporções nos meios urbanos! Esta gente é do tipo de quem nunca conheceu a vida além da frente de um PC ou das ruas das cidades! De quem nunca bebeu medronho nem bagaço e só gosta de banana pêsseg"u"!
  • lérias
    26 ago, 2016 Anadia 10:12
    Quem não tem mais nada com que preocupar e não tem nada de útil para oferecer à sociedade dedica-se a estas palhaçadas. Depois vai passear o seu lulu nos jardins públicos e deixa o boxo fazer as necessidades á sua vontade e em qualquer lugar do mesmo. Depois vira costas e não se preocupa minimamente em limpar. A seguir vem as crianças jogar e brincar aonde o mafarrico deixou o animal aliviar-se. É muito engraçada esta rapaziada. Até parece que as touradas foram importadas de algum lado, parece que não fazem parte da nossa História e tradição. Já agora querem acabar com mais alguma coisa da nossa cultura? Que tal proibir a apanha da sardinha? Acabar com o fado, com o folclore? Com tanta coisa que como diz o povo “nos está na massa do sangue”? É melhor a RTP exibir imagens das celebrações do “Halloween” que é coisa portuguesa, os norte-americanos é que nos copiaram. Tenham dó, se não gostam, deixem os outros em paz porque eu gostava de saber se são todos vegetarianos e se não, como é que lhes chega a carne e o peixe à mesa?
  • tuga
    26 ago, 2016 lisboa 10:00
    Tanta miséria, crianças com fome, gente sem emprego a passar fome, etc., e esta gente preocupada com a moda dos animais, preocupem-se com o bem estar dos seres humanos, tanta fome, tanta miséria, isto da moda da defesa dos animais já começa a meter nojo!! que moda tão estupida, tão imbecil!! há animais selvagens em vias de extinção e esta gente preocupada com os cães. gatos, ratazanas etc.!!!! que moda tão estupida e sem sentido!!! mas agora é moda os biológicos, andar pelo meio dos carros (carregados de impostos) de bicicleta, ter cães, casar com gays, faz cá falta um Dr. Oliveira Salazar em cada freguesia!!!!
  • 26 ago, 2016 LISBOA 09:28
    QUE TAL UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA OS CÃES A LADRAR/UIVAR DIA E NOITE??? PAGAMOS TAXAS E TAXINHAS E NÃO TEMOS SOSSEGO COM OA MODA DOS CÃES, SÃO OS PASSEIOS, PARQUES INFANTIS, JARDINS, TUDO CHEIO DE EXCREMENENTOS DE CÃO AUTENTICOS ATENTADOS À SAÚDE PUBLICA???? QUE TAL SOLTEIRA TR~ES OU 4 BOIS BRAVOS AOS MANIFESTANTES???
  • Manel das Coves
    26 ago, 2016 Alverca 08:21
    Infelizmente o mundo esta cheio de fundamentalismos, estas pessoas preocupam-se mais com os animais do que com as pessoas !
  • 26 ago, 2016 08:19
    é engraçado os mesmos que se manifestam contra as touradas, sao aqueles que numa oportunidade abandonam os seus animais na rua quando eles sao um estorvo, o touro é criado nas erdades, desde que nasce e com todos os quidados, sei do que falo o meu avo materno tinha herdades e criava touros.

Destaques V+