Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lenço muçulmano autorizado na polícia escocesa e canadiana

26 ago, 2016 - 00:16

Hijab já era utilizado, mas tinha de haver autorização prévia das chefias.

A+ / A-

A polícia escocesa adicionou ao uniforme a opção do hijab, o lenço com que as mulheres muçulmanas cobrem a cabeça e o pescoço.

"Estou encantado por fazer este anúncio que tem o apoio da comunidade muçulmana e da comunidade em geral, assim como da polícia", disse o chefe da polícia escocesa, Phil Gormley. "Como muitos outros funcionários, especialmente no sector público, estamos a trabalhar para tornar os nossos serviços mais representativos da comunidade que servimos."

O Canadá também aprovou a mesma medida de integração das mulheres muçulmanas na polícia.

O comissário da Royal Canadian Mounted Police aprovou o acrescento do hijab ao uniforme, anunciou o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale.

O hijab já podia ser utilizado, mas tinha de haver autorização superior.

Estas decisões de Canadá e Escócia surgem numa altura em que em França se discute a questão da utilização ou proibição do burkini.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tiago
    26 ago, 2016 Lisboa 10:16
    Ridículo... Querem.. vão para a Arábia ... Tentem ser polícias lá... lá é que é bom... Não vejo grande manifestação por partes das defensoras da igualdade de género... Ah espera para muçulmanos já pode se pode voltar à pré-história...
  • João
    26 ago, 2016 Lisboa 10:09
    Que vergonha! Afinal aonde estão os Estados laicos? Tanto paleio por causa,so simbolismos religiosos e eis que, uma vez mais, estes covardes que querem enterrar a cultura Ocidental dão de forma anti-democrática a vitoria moral a esta gentalha que veio de fora! Eis a vitoria do proselitismo islâmico, se fosse sinais cristão teríamos todos os histéricos e esganiçados militantes a berrar pelo estado laico! Isto para mim ofende todos os meus conceitos de democracia liberdade e equidade! Somos governados por canalha s sem caracter e sem eira nem beira! Há 30 anos ninguém ouvia falar desta gentalha, hoje temos que gramar as suas exibições religiosas pela força! Faltam politicos como os de algumas câmaras francesas que sabem muito bem que a NOSSA liberdade está a acabar onde começa a dos outros! Quero ver as policias cristãs a usar crucifixos e outros elementos religiosos na farda! Afinal, liberdade, democracia e equidade deve ser para todos, e assim voltamos, gradualmente, à idade média onde cada cada convicção e grupo étnico tinha a sua roupagem obrigatória. Que imbecis ignorantes! E há anormais ainda mais ignorantes que apoiam isto!
  • 26 ago, 2016 LISBOA 10:05
    é a decadência do ocidente, isto representa um atraso civilizacional de muitos séculos, isto é a melhor forma de acabar com os nacionalismos e entregar o mundo a um governo único dominado pelo grande capital (PLANO KALERGI)!
  • L Carvalho
    26 ago, 2016 porto 10:02
    Só quem já foi a França entende a impestacao de lixo... se estão na Europa comportem-se como europeus, querem impor as regras deles no país dos outros. Se estão mal voltem para a terra deles. Essa do burquini é mais uma, sequer têm praia no país deles e querem vir marcar território para a Europa. Atrasados e ditadores! !!
  • gil
    26 ago, 2016 Lisboa 10:02
    Estes sujeitos que alteram os padrões Ocidentais introduzindo hábitos Islâmicos, só podem ser ingénuos ou então esconderem o que lhes vai na alma. Os Islâmicos estão a ganhar a guerra e temo pela sorte dos meus netos, bisnetos e por aí. Estes países parece estarem com medo do terrorismo e daí a ceder-lhes. Mas isso vai piorar as coisas porque eles, os Islâmicos, não vão parar e cada vez pressionar mais. Os Ocidentais nas terras Islâmicas nem sequer podem andar vestidos de qualquer maneira, as mulheres especialmente, não podem manifestar a sua religião diferente da deles,. Eles não respeitam os direitos humanos e os Ocidentais estão errados a proceder assim. Apoio a França e a Alemanha. Limites impostos a esta gente e se não estiverem bem que se vão embora para a "liberdade" dos seus países.
  • José
    26 ago, 2016 Albufeira 10:00
    Estes paises logo se vão arrepender e fazer como a França.
  • Raul
    26 ago, 2016 portugal 09:56
    Entram nos paises ilegalmente, violam mulheres, matam pessoas, fazem atentados contra o povo desse país e o que os governos fazem é ser mais flexível e dar-lhes o que querem... vou juntar um grupo, criar uma máfia, começamos a violar, matar, pedir dinheiro aos comerciantes para proteção e pode ser que assim o governo me integre no quadro deles e me dê dinheiro e EMPREGO a tempo inteiro... Vou criar um Estado Cristão... alguém se quer tornar sócio?
  • pedro
    26 ago, 2016 lisboa 09:49
    Mas que grande parvoíce. Sera q também concordam que as mulheres fiquem "atras" dos homens. Mas claro, de livre vontade tal como disse a criadora da burka versão beach.
  • AP
    26 ago, 2016 Portugal 09:40
    Caro VITOR. mas uma muçulmana ao usar hijab obriga alguém a vestir alguma coisa? Curiosamente conheço uma muçulmana casada com um português católico e que foram viver para o Canadá. Por opção decidiu não usar lenço e vai à praia de calção e bikini. Diz no entanto que as irmãs optam por se manter mais conservadoras. Os média realmente soltamos nossos piores medos de formas muito estranhas. Voltamos ao tempo da caça às bruxas! Daqui a nada voltamos a mandar pessoas para a fogueira desta vez por uma questão de indumentária.
  • AP
    26 ago, 2016 Portugal 09:09
    Aqui ninguém comenta... estranho.

Destaques V+