Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo das Forças Armadas elogia militares portugueses que "ajudam a manter a paz"

25 ago, 2016 - 19:10 • Ângela Roque

D. Manuel Linda vai ao Kosovo expressar "enorme apreço pelo trabalho que realizam". No domingo, vai crismar e baptizar alguns militares.

A+ / A-

O bispo das Forças Armadas chega esta sexta-feira ao Kosovo para uma visita ao contingente português integrado na força de manutenção de paz KFOR, cuja missão considera “fundamental”. No domingo, D. Manuel Linda vai baptizar e crismar alguns dos militares.

É a primeira vez que o actual bispo das Forças Armadas visita uma missão internacional. D. Manuel Linda não esconde a expectativa. “O meu antecessor [D. Januário Torgal Ferreira] esteve em várias missões de paz internacionais – por exemplo, no Líbano e no Afeganistão”, afirma. Mas essas missões terminaram e hoje, “como uma estrutura organizada e de permanência habitual”, Portugal só está no Kosovo.

“Eu ainda não tinha tido oportunidade de estar nesta única missão que temos no exterior. Terei agora”, diz à Renascença. “É um pedido do comandante português e, ao fim ao cabo, dos 150 militares que lá se encontram.”

O bispo castrense vê no convite uma prova do reconhecimento pelo serviço que a Igreja presta aos militares. “Existe uma boa relação entre as Forças Armadas e o serviço de assistência religiosa”, resume. Uma relação que continua a justificar-se que exista: “Todos os países que hoje constituem a Aliança Atlântica têm uma estrutura de assistência religiosa, todos sem qualquer excepção.”

D. Manuel Linda vai encontrar-se com o comandante da força de manutenção de paz e com os militares portugueses. “Quero cumprimentá-los, incentivá-los e mostrar o meu enorme apreço pelo trabalho que realizam, porque o trabalho da paz é fundamental”, sublinha.

“Não sei se a comunidade nacional conhece bem aquilo que Portugal faz no exterior, ao nível da formação de quadros de vários exércitos, para assegurar a paz em zonas de conflito – por exemplo, no Iraque. No caso concreto do Kosovo somos, à nossa medida, e de acordo com as nossas possibilidades, fazedores e obreiros desta paz mundial, que neste tempo de globalização é tão importante", diz.

Uma visita que é também pastoral

No domingo, o bispo das Forças Armadas vai baptizar e crismar alguns dos militares que estão no Kosovo.

D. Manuel Linda viaja acompanhado pelo capelão adjunto do Exército português, Jorge Matos. Durante a visita, que termina na segunda-feira, vai ainda encontrar-se com o bispo católico – “o único bispo católico, tanto quanto sei, que existe no Kosovo”.

O bispo vai visitar uma catedral dedicada a madre Teresa de Calcutá, que será canonizada na próxima semana. Está, ainda, previsto que se desloque ao mosteiro ortodoxo de Decani, fundado no século XIV, e que em 2004 foi declarado património da humanidade pela Unesco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+