Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Costa sobre caso de Ponte de Sor: "As coisas têm decorrido de acordo com os canais normais”

25 ago, 2016 - 18:46

Depois de Portugal ter pedido o levantamento da imunidade diplomática, o Iraque terá "agora oportunidade de se pronunciar", diz o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quinta-feira em Paris que as autoridades iraquianas terão agora a oportunidade de se pronunciar sobre o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador iraquiano, envolvidos nos incidentes de Ponte de Sor.

"Só ontem [quarta-feira] as autoridades judiciárias nos solicitaram que transmitíssemos o pedido de levantamento de imunidade. Esse pedido foi transmitido às autoridades iraquianas que terão agora a oportunidade de se pronunciar sobre essa matéria nos termos do direito internacional e das convenções que regem o estatuto dos diplomatas em qualquer país", declarou.

O chefe de Governo sublinhou que "as coisas têm decorrido naturalmente", sublinhando que a investigação "compete às autoridades judiciárias e só às autoridades judiciárias".

"As coisas têm decorrido de acordo com os canais normais. Ontem foi-nos solicitado pelas autoridades judiciárias que fosse feito o pedido para o levantamento da imunidade, hoje [quinta-feira] foi transmitido esse pedido, as coisas decorrerão naturalmente", concluiu.

António Costa pronunciou-se sobre o caso no Encontro de Líderes Socialistas Europeus, no Palácio de La Celle Saint-Cloud, nos arredores de Paris, esta quinta-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português entregou esta quinta-feira ao encarregado de Negócios da Embaixada do Iraque, em Lisboa, o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador daquele país.

Há uma semana, Rúben Cavaco, 15 anos, foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, alegadamente pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos.

Numa entrevista à SIC, os filhos do embaixador iraquiano admitiram as agressões, afirmando que nunca tiveram a "intenção de ferir tão gravemente uma pessoa" e pediram "sinceras e sentidas desculpas" à vítima e à sua família.

Filhos do embaixador iraquiano dizem que não tencionam sair de Portugal
Filhos do embaixador iraquiano dizem que não tencionam sair de Portugal

Os dois gémeos disseram também que permanecerão em Portugal até o caso ser esclarecido e garantiram que não invocaram a imunidade diplomática de que gozam, assumindo as suas responsabilidades e enfrentando as consequências.

Rúben Cavaco, que chegou a estar em coma induzido após sofrer agressões na cabeça, saiu dos cuidados intensivos na terça-feira, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde foi transportado de helicóptero, na passada quarta-feira, data dos incidentes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    25 ago, 2016 palmela 21:50
    Quando nos doi um dente temos que ir dentitsta! Afinal quem e o dentista da geringonca? Fernanda cancio escreveu um artigo em que diz que alguem tem que dizer ao senhor embaixador que isto aqui nao e o faroeste!

Destaques V+