Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo fez pelo menos 250 mortos em Itália. Réplicas podem durar semanas

25 ago, 2016 - 15:49

A cidade de Amatrice, que ficou reduzida a escombros, foi esta quinta-feira assolada por um novo sismo de 4.3 na escala de Richter. Sismóloga alerta para o impacto destas réplicas em edifícios já fragilizados.

A+ / A-
Sismóloga: "Réplicas podem durar semanas"
Sismóloga: "Réplicas podem durar semanas"

Veja também:


As réplicas do tremor de terra de quarta-feira em Itália podem durar semanas, explica a sismóloga Susana Custódio à Renascença.

A cidade de Amatrice, que ficou reduzida a escombros, foi esta quinta-feira assolada por um novo sismo de 4.3 na escala de Richter.

Mais de 470 réplicas foram registadas desde o abalo que ocorreu na madrugada de quarta-feira.

Para a sismóloga Susana Custódio, “é expectável que continuem réplicas desta magnitude. É uma crise sísmica e ainda estamos num período de sismicidade muito intenso”.

Não é possível determinar com exactidão quanto tempo mais vão durar as réplicas. “Variam muito” de local para local, diz a especialista.

“Mas nesta região de Itália, a norte da região onde ocorreu o sismo de Aquila, também foi um sismo que teve um período de réplicas muito alongado e com sismos de magnitude moderada elevada. É expectável que aconteça o mesmo durante este sismo. Vários dias ou até semanas”, sublinha.

Um abalo desta intensidade pode fazer ruir o que ainda está de pé e tornar ainda mais complicadas as operações de salvamento.

Itália. Bombeiros resgatam criança que esteve 17 horas soterrada
Itália. Bombeiros resgatam criança que esteve 17 horas soterrada

“Quando estão a decorrer as operações de resgate e salvamento, normalmente, há estruturas que foram já muito danificadas pelo sismo principal e que estão em risco de cair. Essas réplicas podem fazer esses edifícios cair, fazem abanar os destroços, mudam os destroços de posição e dificultam muito as operações”, refere a sismóloga Susana Custódio.

De acordo com o último balanço oficial, avançadas esta quinta-feira à tarde, 250 pessoas morreram e 365 estão hospitalizadas em resultado do sismo de 6.2 graus na escala de Richter e centenas de casas ficaram completamente destruídas. Há cerca de 2.500 desalojados.

[notícia actualizada às 18h23 - número de mortos subiu de 241 para 250]

O medo não deixa dormir. Em Itália, há milhares de desalojados em abrigos
O medo não deixa dormir. Em Itália, há milhares de desalojados em abrigos
Amatrice. Sismo arrasa cidade histórica
Amatrice. Sismo arrasa cidade histórica
Só se vê um braço, só se ouve um sussurro. Equipas de socorro vasculham escombros
Só se vê um braço, só se ouve um sussurro. Equipas de socorro vasculham escombros
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    25 ago, 2016 aveiro 19:26
    Simplesmente , aterrador . Ninguém está ao abrigo de catástrofes naturais . Meus sentimentos ao povo Italiano que sofreu percas de familiares .!

Destaques V+