Tempo
|
A+ / A-

Bento XVI. “Obediência ao meu sucessor nunca esteve em causa”

25 ago, 2016 - 12:43 • Ângela Roque

O Papa Emérito diz ser “indiscutível” a sua obediência ao actual Papa. Em entrevista ao jornal italiano “La Republica” fala da amizade que o une a Francisco e do momento em que decidiu renunciar ao pontificado.

A+ / A-

Bento XVI agradece a “benevolência” com que o actual Papa o tem tratado e garante que a obediência ao seu sucessor “é indiscutível” e que “nunca esteve em causa”.

Em entrevista ao “La Republica”, o Papa Emérito revela que desde o primeiro momento que ficou “profundamente sensibilizado” pela “extraordinária disponibilidade humana” de Francisco, que lhe telefonou assim que foi eleito. Entre ambos existe uma relação “maravilhosamente paterna-fraterna. Aquilo que [Francisco] diz em relação à disponibilidade para com as outras pessoas não são só palavras: coloca-o em prática comigo”, sublinha.

Sobre a renúncia ao pontificado, Bento XVI revela que tomou a decisão depois da viagem que fez ao México e a Cuba, em 2012. Diz que experimentou nessa altura “os limites” da sua resistência física, e teve a consciência clara de que não seria capaz de ir no ano seguinte à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

A entrevista resulta de uma conversa de Bento XVI com Elio Guerriero, responsável pela edição em italiano das suas obras completas. A entrevista que vai integrar a nova biografia do Papa emérito, ‘Servidor de Deus e da humanidade’ (Mondadori), com chegada prevista às bancas para 30 de Agosto, e cujo prefácio é assinado pelo Papa Francisco.

Além da nova biografia, em Setembro vai ser publicada outra obra dedicada a Bento XVI, intitulada ‘Last Testament: In His Own Word’ (Último Testamento: nas suas próprias palavras), em que o Papa emérito percorre vários temas do seu pontificado, em colaboração com o jornalista alemão Peter Seewald.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    25 ago, 2016 Viseu 21:48
    Notícia muito interessante!

Destaques V+