Tempo
|
A+ / A-

Sismo em Itália. “Hoje precisamos de esperança”

25 ago, 2016 - 10:21

A terra continua a temer. Governo disponibiliza 50 milhões de euros para fazer face aos prejuízos. Um espanhol e dois romenos entre as vítimas do terramoto.

A+ / A-

Veja também:


“Hoje, o que precisamos é de esperança. O lamento não faz parte da nossa cultura”. A afirmação é do presidente da Câmara de Amatrice, esta quinta-feira de manhã, à televisão italiana RAI.

“Quando nos sentimos confortáveis, está tudo bem, mas só com a certeza, a esperança e a força para o amanhã. O drama de ver tantos nossos concidadãos mortos e tantos desaparecidos dá-nos a força para continuar e apoiar quem perdeu tudo”, disse Sérgio Pirozzi, para quem é agora tempo para trabalhar e cuidar dos que ficaram.

“É com orgulho que vejo que a gente da montanha não desiste. E, como não desiste, estou aqui com a minha gente para os apoiar até ao final”, destacou ainda.

Para fazer face aos enormes estragos provocados pelo sismo, o Governo italiano disponibilizou uma verba de 50 milhões de euros. A notícia foi avançada esta quinta-feira de manhã, depois de um conselho de ministros extraordinário.

Também das últimas horas é a informação, avançada pela RAI, de que entre as vítimas estão um cidadão espanhol e dois romenos.

O balanço oficial de vítimas foi revisto em baixa de 247 para 241 mortos. Ainda há centenas de pessoas desaparecidas e as operações de busca e salvamento prosseguem.

Numa conferência de imprensa conjunta das autoridades italianas no terreno, Immacolata Postiglione, da Protecção Civil, falava no grande empenho de todos na corrida contra o tempo.

“Trata-se de um empenho constante, que não diminui – pelo contrário, aumenta a cada hora. Procuramos ser eficazes e céleres na resposta às populações e às tantas exigências que nesta altura vão surgindo”, afirmou.

Mais de 460 réplicas

Desde a madrugada de quarta-feira, o centro de Itália foi abalado por mais de 460 réplicas do terramoto.

Segundo os dados do Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV), a maior teve uma magnitude de 4,5 na escala de Richter e ocorreu às 3h17 (2h17 em Lisboa), na província de Rieti.

[notícia actualizada às 16h11 - número de vítimas revisto para 241 mortos]

Pelo menos 247 mortos em Itália. Mais de 4 mil homens lutam contra o tempo
Pelo menos 247 mortos em Itália. Milhares de homens lutam contra o tempo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+