Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia envia mais tanques para a Síria

25 ago, 2016 - 10:00

Ministro da Defesa turco fala “numa limpeza” em Jarablus, uma cidade estratégica que foi libertada do domínio dos jihadistas.

A+ / A-

A Turquia enviou mais carros de combate para território sírio após a ofensiva relâmpago de quarta-feira que permitiu o controlo da localidade de Jarablos, até então nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico.

O ministro da Defesa turco confirmou que esta operação tem dois objectivos: garantir a integridade e segurança da fonteira e, ainda, prevenir que os que a principal milícia curda na Síria ( do PYD - Partido da União Democrática) aí se instalem.

Ao canal turco, o ministro Fikri Isik confirmou que os rebeldes apoiados pelos militares turcos “levaram a cabo uma limpeza” em Jarablus, libertando esta cidade estratégica do domínio dos jihadistas.

Dez carros de combate, ambulâncias e equipamentos pesados cruzaram a fronteira na pequena cidade turca de Karkamis (sudeste) e entrou em solo sírio, constatou um fotógrafo da agência de notícias France Press.

Em apenas algumas horas, durante uma operação apelidada de "Escudo Eufrates", centenas de rebeldes sírios apoiados por aviões e tanques tomaram a localidade de Jarablos, localizada no norte da Síria.

A imprensa turca adotou um tom nacionalista ao aclamar a ofensiva de quinta-feira e relatou que uma centena de jihadistas morreram nesta operação, como o diário Hurriyet diário, que citou fontes militares.

O exército turco, por seu turno, avançou não ter sofrido qualquer perda, disseram as mesmas fontes.

Segundo a imprensa, entre 300 e 500 soldados turcos participam nesta operação, a maior lançada pela Turquia desde o início do conflito sírio.

De acordo com a agência governamental Anadolu, apenas uma rebelde sírio foi morto e dez pessoas ficaram feridas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    25 ago, 2016 Coimbra 15:57
    Estes GAJOS é que deviam levar com uns valentes abalos de terra e tufões, para os fazer desaparecer da face da TERRA. Esta " gente" está a mais no PLANETA.
  • asilva
    25 ago, 2016 adelaide 13:56
    Entao mas agora e que a Turquia esta preocupada com os gajos do Estado Islamico ??? ou esta preocupada com o avanco dos Curdos ???

Destaques V+