Tempo
|
A+ / A-

Costa encontra-se com Hollande para definir posição pós-Brexit

25 ago, 2016 - 07:19 • Susana Madureira Martins

Na reunião, que visa antecipar a cimeira europeia de Bratislava, participam também o presidente do Parlamento Europeu e o primeiro-ministro grego.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro português encontra-se esta quinta-feira com o Presidente francês em Paris, no âmbito de uma reunião de líderes socialistas e social-democratas europeus.

O encontro será dedicado, essencialmente, à preparação da cimeira europeia de Bratislava, marcada para Setembro – a primeira sem o Reino Unido. A reunião desta quinta-feira serve, por isso, para definir uma posição comum pós-“Brexit”, que os líderes da família socialista e social-democrata europeia querem levar para as negociações com os britânicos e sobre o futuro da própria União.

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro português, há aqui uma preocupação em não paralisar a União Europeia e manter uma linha de estabilidade na Europa sem a participação do Reino Unido.

É tido como certo que haverá muita negociação, já que há muitos compromissos que ficaram em causa, levantando muitos pontos de interrogação. Por exemplo: há liberdade de circulação ou não? Em que ficam os apoios à Política Agrícola Comum (PAC)? Como é agora com as taxas alfandegárias?

É a estas questões que António Costa e a sua família política querem responder por antecipação. Para a próxima semana, está já marcada uma outra reunião de líderes europeus, desta vez em Atenas e entre os chefes de Governo dos países do Sul.

As migrações e dos refugiados também estarão sobre a mesa em todos estes encontros, dado considerar-se que o “Brexit” provocou uma série de questões, nomeadamente sobre a abertura das fronteiras. É necessário, aqui também, uma posição comum da família socialista e social-democrata.

Presentes no encontro em Paris vão estar, além do primeiro-ministro António Costa, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santos
    25 ago, 2016 Lisboa 11:16
    Para que a Europa não fique nas mãos dos alemães, o Costa tem de se pôr ao lado dos ingleses.
  • sociais democratas
    25 ago, 2016 lx 10:00
    Que nada têm a ver com os ditos cujos sociais democratas do actual PSD que de social democracia só tem o nome para enganar os incautos! A honestidade intelectual leva a que se denuncie isto!
  • Jp
    25 ago, 2016 Vagos 09:04
    Os fraquinhos taên que se unir,pois a inteligencia fica pelo caminho

Destaques V+